Governador e presidente da Cohab Minas assinam despacho autorizando instalação de aquecedores solares em Varginha

O Governador Fernando Pimentel e o presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, assinaram ontem (28/9), durante o Fórum Regional do Território Sul, despacho autorizando a instalação de 102 equipamentos de aquecimento solar no conjunto habitacional Jardim Sion II, construído pela Companhia, em Varginha. Além disso, o governador determinou que sejam priorizadas a instalação de mais de  570 aquecedores em outros 14 municípios do Território Sul, a saber: Baependi, Conceição das Pedras, Cristina, Cruzília, Elói Mendes, Itumirim, Jesuânia, Lambari, Luminárias, Minduri, Nepomuceno, Olímpio Noronha, Passa Quatro e São Gonçalo do Sapucaí.

A instalação dos aquecedores solares, que faz parte de uma parceira entre Cohab Minas e Cemig, fará com que as famílias que residem no conjunto tenham uma redução de até 40% no consumo total de energia elétrica. Os equipamentos substituirão chuveiros elétricos por aquecedores solares de água. O sistema é composto pelo aquecedor solar – placas, reservatório, misturador – e por um chuveiro elétrico de baixa potência que aquece a água do banho sem gasto excessivo de energia, principalmente nos dias mais frios. Cada residência receberá, da Cemig, cinco lâmpadas mais eficientes.

O presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, enfatiza que a implantação do equipamento solar em conjuntos habitacionais é de extrema importância e, beneficia diretamente, o mutuário da Companhia.“Esta é uma parceria vitoriosa com a Cemig e os grandes favorecidos são os moradores das casas da Cohab Minas. Isto porque as famílias atendidas, que consomem em média 150 kWh/mês, terão redução de até 40% no consumo total de energia elétrica. Em dinheiro, essa economia pode chegar a R$ 50 por mês, que poderão ser utilizados em outras despesas, como alimentação, material escolar, vestuário e até no pagamento da prestação da casa”, explica Marques.

Números do Território Sul

A parceria da Cohab Minas com a Cemig já beneficiou mais de 55 municípios do Território Sul com a instalação de cerca de 3.700 aquecedores solares em conjuntos habitacionais construídos pela Companhia. Além disso, outros 619 equipamentos estão previstos para serem instalados no ano de 2018, em 12 cidades do Território.