Manual do Mutuário e da Casa Própria


Este Manual contém informações importantes para você e sua família, que têm financiamento dentro do Programa Lares – Habitação Popular (PLHP).

Em uma primeira parte, o Manual trata de diversas questões que orientarão o seu relacionamento com a COHAB, com os vizinhos e a comunidade local. E contém ainda dicas importantes para a sua saúde, de sua família e para prevenção de doenças.

Na segunda parte, o Manual descreve, em linguagem simples e objetiva, as instruções para a correta utilização, conservação e manutenção das instalações e dos equipamentos da sua casa própria. Ele facilita ao mutuário conhecer bem as características de sua casa e distinguir os defeitos de construção, de obrigação da construtora; e os de mau uso, de responsabilidade do mutuário. Isso é importante porque somente os defeitos de construção serão reparados pela Cohab Minas, após uma análise detalhada dos nossos técnicos e da construtora responsável pela obra, acompanhados pelo mutuário.

Atenção: além de consultar o Manual, o mutuário deve preencher o formulário denominado Termo de Vistoria da Unidade pelo Proprietário, que é entregue pelos técnicos da COHAB.

Antes da entrega das chaves da moradia, técnicos da COHAB e da construtora responsável pelas obras do conjunto habitacional, promovem, juntamente com o mutuário, uma vistoria em cada casa. As vezes, há necessidade de se fazer outros retoques na moradia. Por isso, o mutuário deve registrar no Termo de Vistoria eventuais ocorrências, como estado dos pisos, dos revestimentos e demais aspectos da construção, e relatar o real funcionamento de todos os itens, acessórios, equipamentos e materiais usados no seu imóvel, constatando as eventuais anormalidades.

Leia o Manual com atenção, pois um pequeno esclarecimento pode facilitar relacionamentos, evitar equívocos e promover a harmonia no convívio com outras pessoas.

Cada proprietário deve cuidar com carinho deste Manual, assim como dos documentos da sua moradia.