Cohab Minas e FIEMG assinam termo de parceria em prol do desenvolvimento da habitação no estado

A  Cohab Minas e a Federação das Industrias dos Estado de Minas Gerais-FIEMG assinaram, na sede da Federação, no dia 21/03, o termo de parceria que formaliza a união de esforços entre as duas entidades para viabilizar o desenvolvimento de projetos e construções habitacionais em Minas Gerais. A meta do acordo é o fomento do conteúdo local mineiro por meio de ações do Sistema FIEMG como os projetos Forte, Compre Bem e o Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR) orientadas pelas demandas dos empreendimentos habitacionais da Cohab Minas, distribuídos nas diversas regiões de Minas Gerais.

Para o presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, esta é mais uma importante parceria firmada para o desenvolvimento da Habitação em Minas Gerais. “O que a gente pretende é que ocorra uma troca de apoios para o crescimento mineiro. A expectativa é que com isso consigamos desenvolver o interesse principal da companhia que é resolver o déficit da habitação social no estado”, pontuou.

Alessandro  comentou que as orientações da Companhia às empresas contratadas é de fazer do empreendimento habitacional um objeto de promoção social nos municípios em que forem executados. Para isso são necessárias ações como contratação de mão de obra local e compra de materiais no comércio das cidades. Nesse sentido o papel da FIEMG, entre outras coisas, será o de garantir o acesso desses empresas de construção a materiais das indústrias e Minas Gerais.

Já para o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, com a parceria, o setor industrial terá a oportunidade de adensar cadeias produtivas locais de setores relacionados aos empreendimentos da Cohab. Além disso, segundo ele, o acordo dá acesso ao mercado da Construção Civil aos fornecedores mineiros de produtos e serviços, além de mapear gargalos para posterior execução de ações corretivas que visem ao desenvolvimento de fornecedores locais no estado.

O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Adair Marques, explicou como a parceria será benéfica para o setor industrial. “Quando se constrói uma habitação, é natural que se movimente toda uma cadeia produtiva, que vai desde a produção de cerâmicas, tijolos até a metalurgia, por exemplo,” disse.

Segundo Marques, o intuito do acordo é preparar as indústrias mineiras para que elas estejam prontas para atender às demandas da Cohab quando esse processo for iniciado. “Hoje ocorre a assinatura do termo de cooperação que dá início a parceria. A partir disso, por meio do PCIR, serão mapeadas todas as necessidades e especificidades de cada região do estado sobre o tema. Com essa organização, é nossa intenção gerar mais produtividade para a indústria e economia para o consumidor,” finalizou.