Cohab Minas e prefeitura de Itaúna viabilizam construção de mais moradias populares

O presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques e o prefeito de Itaúna, Neider Moreira, assinaram nesta segunda-feira (24), o “Protocolo de Cooperação Mútua e Parceria” e o “Termo de Cooperação Técnica e Social – Projeto Cohab Mais Perto.  A medida visa o preenchimento, no menor tempo possível, de condições para a construção de moradias voltadas à população de baixa renda em Itaúna.

As negociações entre a Cohab Minas e a prefeitura de Itaúna começaram no início de 2017 e entre os dias 27 de março e 07 de abril, foi realizado o estudo de demanda para verificação da viabilidade dos empreendimentos por meio dos programas sociais, uma exigência da Companhia para o avanço das conversas. Inscreveram-se mais de cinco mil pessoas que, quando da manifestação de real interesse na aquisição das unidades, serão convidadas a apresentar comprovações de todas as informações declaradas, no ato do cadastro.

Protocolo de Cooperação Mútua e Parceria

Durante a assinatura do Protocolo, o presidente da Cohab Minas  apresentou as formas de investimentos em habitação adotados pela empresa e as faixas de renda que podem ser contempladas. Além disso, detalhou como serão os modelos dos conjuntos a serem construídos bem como a quantidade e valores das parcelas do financiamento. “Estamos trabalhando em parceria com as prefeituras. A partir do momento em que começarmos a empreender, poderemos melhorar muito a vida dessas famílias, contribuindo para que realizem o sonho de adquirir um imóvel, deixando de pagar aluguel para investir em algo próprio”, afirmou Alessandro Marques. “O terreno destinado ao empreendimento em Itaúna, de 19 mil metros quadrados, já foi vistoriado e aprovado”, completou o presidente.

O prefeito de Itaúna destacou a importância do momento de assinatura dos convênios, não só do ponto de vista de ampliar o acesso às moradias, mas também pelo que o projeto representa para a movimentação da economia local, com o fomento da construção civil. “Tenho que agradecer o que está sendo feito, porque está andando de uma forma muito célere, o que facilita a implantação do conjunto”, frisou o prefeito.

“A questão habitacional é muito séria. Neider está preocupado em resolver a situação, é uma bandeira defendida por ele. Estamos muito felizes e temos certeza de que a população de Itaúna será muito beneficiada”, comemorou o secretário de Assistência Social, Élvio Marques.

Cohab Mais Perto

Além da assinatura do Protocolo de Cooperação Mútua firmou-se também uma parceria com o programa Cohab Mais Perto.  A celebração de mais esta parceria com o município de Itaúna foi exaltada pelo presidente Alessandro Marques.  “O programa Cohab Mais Perto  fará com que tanto a Cohab Minas quanto o executivo municipal empreendam esforços de forma eficiente em prol dos moradores dos conjuntos habitacionais. A Companhia, por exemplo, irá fornecer informações sobre os conjuntos já existentes em Itaúna e seus programas que auxiliem o atendimento mutuários da Companhia. O município, por sua vez, se comprometerá, entre outras coisas, a dar apoio técnico e logístico às ações da Companhia. Desta forma, serão acompanhadas situações de inadimplência; regularização fundiária; emissão de escrituras e outros temas de interesse dos mutuários”.

Participaram da solenidade o secretário de Infraestrutura e Serviços e vice-prefeito de Itaúna, Fernando Franco; os secretários de Regulação Urbana, Paulo de Tarso Nogueira; de Governo, Heli Maia; o Chefe de Gabinete, Diógenes Vilela. Também estiveram presentes os vereadores Anselmo Fabiano Santos, Hudson Bernardes Rodrigues, Lacimar Cezário da Silva e Silvano Gomes Pinheiro. Além do gerente-geral da agência da Caixa Econômica Federal em Itaúna, Gilsan de Pádua Teixeira, e a gerente eventual, Francine Magela Sudário Leite e o deputado estadual Agostinho Patrus Filho.

*Com Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna