Cohab Minas e Cemig instalam mais de 300 aquecedores solares em Betim

As 319 famílias que moram nos conjuntos habitacionais José Gomes de Castro I e II, construídos pela Cohab Minas em parceria com a prefeitura de Betim, em 2006, estão recebendo o Sistema de Aquecimento Solar em suas casas. A instalação dos aquecedores solares é produto do convênio assinado entre Cohab Minas e Cemig, através do Programa de Eficiência Energética, da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O Sistema de Aquecimento Solar têm capacidade de armazenar até 200 litros de água e atuam em conjunto com os chuveiros elétricos. Para a eficiência do sistema os chuveiros são substituídos por um modelo de menor consumo de energia. Com os aquecedores, os mutuários farão uma economia de 20 % no consumo de energia elétrica. Além de receber o equipamento, instalação e orientações par uso e manutenção do sistema, cada família receberá também, gratuitamente, um kit com cinco lâmpadas econômicas.

Para o presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, a implantação do equipamento solar em conjuntos habitacionais construídos pela Companhia é vitoriosa e, sem dúvida, beneficia diretamente o mutuário, uma vez que os mesmos podem destinar a parcela economizada com a energia solar a outras despesas necessárias à melhoria do padrão de vida como alimentação, saúde, e transporte, por exemplo.

Programa de Eficiência Energética

O programa Conviver Solar segue determinação da Aneel que estabelece que, no mínimo, meio por cento do faturamento líquido das concessionárias de energia do Brasil seja investido em projetos de energia sustentável. No caso do convênio celebrado entre Cemig e Cohab Minas, uma equipe de técnicos e engenheiros da Cohab emite um laudo que habilita cada unidade habitacional a receber a implantação do equipamento. Após a instalação, que é feita por uma empresa terceirizada, escolhida através de licitação, ficam a cargo da Cohab e da Cemig aprovar o serviço. O investimento individual para instalação dos equipamentos é realizado pela Cemig, através do percentual da empresa destinado a implantação de energias limpas, conforme prevê o Programa de Eficiência Energética da Aneel.

A instalação dos aquecedores nos conjuntos José Gomes de Castro I e II deverá ser finalizada na próxima semana.