Cohab Minas apresenta novos projetos habitacionais em evento que reuniu prefeitos da RMBH

A Cohab Minas, representada pelo presidente Alessandro Marques, participou, na última quinta-feira (02/02), da reunião “Gestão Metropolitana 2017”, promovida pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – ARMBH. O encontro reuniu prefeitos e representantes das cidades que compõem o núcleo e o colar metropolitano de BH; o secretário de estado Murilo Valadares (Setop); os secretários de estado adjuntos Izabel Chiodi (Secir) e Germano Gomes (Semad); o vice-presidente da Granbel e ex-prefeito de Itaguara, Alisson Diego; a diretora geral da ARMBH, Flávia Mourão; e o secretário executivo do Território Metropolitano, Ronaldo Manasses.

A reunião, realizada na Cidade Administrativa, teve como objetivo estreitar ainda mais as relações com estes municípios, apresentar a estrutura de gestão da ARMBH e buscar apoio ao Projeto de Lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH) e do Macrozoneamento Metropolitano, que será encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG para aprovação.

Além de compor a mesa, Alessandro Marques apresentou os novos planos habitacionais e discutiu o novo conceito de habitação proposto pela Companhia, com foco na socialização dos empreendimentos, utilizando cem por cento do projeto em prol dos municípios. O presidente da Cohab Minas ressaltou a importância da parceria com cada prefeitura na elaboração de soluções para demandas habitacionais. “A habitação é algo que precisamos tratar no âmbito regionalizado para que possamos trabalhar as dificuldades de cada município e assim apresentar soluções. Nosso objetivo é fazer o maior plano de habitação que este Estado já teve nos últimos 30 anos e estamos trabalhando com muito afinco para isso, mas para atingir esse objetivo precisamos que vocês caminhem lado a lado com a Companhia”, falou Alessandro dirigindo-se aos prefeitos.

Alessandro apresentou imagens de referência dos padrões habitacionais da Cohab Minas para empreendimentos verticais, horizontais e interiores. Ele descreveu os procedimentos que os prefeitos devem seguir para firmar convênio com a Companhia, como a seleção e apresentação de terrenos, realização de pesquisa de demanda habitacional e assinatura do Protocolo de Cooperação Mútua e Parceria com orientações e responsabilidades definidas para os municípios a fim de viabilizar a construção de habitações.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica da Cohab, Ivan Alves Soares, que também participou da reunião, o foco agora é utilizar os recursos liberados pela Caixa Federal, por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para a construção de unidades habitacionais no Estado. A parceria com os municípios inclui a liberação pelas prefeituras de terrenos regularizados e com infraestrutura para a construção de casas ou prédios.

Entre os projetos da Cohab mais adiantados atualmente na RMBH está o do município de Santa Luzia, cuja licitação para 536 unidades já foi realizada. A expectativa é de construir, em etapas, mais de 1.300 unidades que deverão atender prioritariamente servidores efetivos do Estado, Judiciário e servidores municipais. A vantagem nesse caso é a taxa de juros menor, uma vez que o desconto das parcelas será feito diretamente na folha de pagamento, eliminando quase que totalmente os riscos de inadimplência.

Em relação ao município de Nova Lima, o terreno já está garantido e a expectativa é de se assinar o termo de referência para licitação da construção de apartamentos em fevereiro deste ano. Outro local onde a Cohab já possui um terreno para esse fim é Ribeirão das Neves. As tratativas já estão sendo discutidas com o prefeito do município.