Anastasia entrega escrituras da casa própria para mais de 900 famílias em Uberlândia

Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

O governador Antonio Anastasia entregou, nesta sexta-feira (15), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, escrituras de imóveis financiados pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) a 928 famílias mineiras. As entregas aconteceram no ginásio do bairro Luizote de Freitas e no Centro Administrativo Municipal.

Acompanhado do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, do presidente da Cohab, Otacílio Machado Júnior, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, o governador Anastasia repassou a seis mutuários, representando as 928 famílias contempladas, o título de propriedade. No ginásio, receberam Alírio Couto Lacerda, Alzemar Alves da Silva e Francisco Sabino de Oliveira. Já na prefeitura, as autoridades fizeram a entrega a Pedro dos Santos, Augusto Mariano da Silva e Antônio Alves de Lima.

Em seu pronunciamento, o governador Antonio Anastasia ressaltou a importância de reconhecer o direto de cada mutuário da Cohab, porque o título de propriedade é o resgate da cidadania plena.

“Essa documentação é fundamental porque ela dá a legítima propriedade, ela permite negociações e dá segurança jurídica ao imóvel, que foi pago com o suor de cada família trabalhadora que aqui está. É a comemoração de mais uma conquista da população de Uberlândia, que conseguiu resgatar aquilo que é tão importante entre nós brasileiros, que é o sonho da casa própria”, afirmou o governador.

O prefeito Odelmo Leão disse que descontadas as 928 escrituras que foram entregues, restam 3.356 contratos da Cohab a serem regularizados. Segundo o prefeito, em parceria com o Governo de Minas, a prefeitura vai se empenhar para entregar os títulos até o fim do ano.

“Nesta cerimônia, o governador Anastasia faz um resgate social a famílias que ajudaram a construir a história da cidade. Temos mais de 3.000 escrituras para entregar até o fim do ano. Em parceria com o Governo de Minas, vamos fazer todo o empenho para resgatar essa dívida com a população de cidade”, disse o prefeito.

Mutirão da escritura

A entrega dos títulos de propriedade da casa própria em Uberlândia faz parte do Mutirão da Escritura, criado, em 2009, pela Cohab Minas, objetivando acelerar o processo de legalização de imóveis já quitados. O trabalho é feito por técnicos da Companhia em parceria com as prefeituras.

Com o Mutirão da Escritura, a Cohab Minas já entregou 6.156 títulos em 15 municípios do Estado. O trabalho está sendo implantado em outras dez cidades. Das 6.156 escrituras liberadas no Estado, 2.942 foram destinadas a mutuários do Triângulo Mineiro, onde já foram contemplados nove municípios: Campina Verde, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Frutal, Itapagipe, Iturama, Prata, Uberlândia e Veríssimo. “O Mutirão da Escritura tem em Uberlândia, graças à parceria com o Governo de Minas, um efeito muito positivo”, comentou o governador Anastasia.

O Mutirão da Escritura foi criado para atender a crescente demanda, principalmente após o grande número de quitações antecipadas dos financiamentos com o benefício da Lei 10.150, de 2000, que gerou o pedido de mais de 20 mil escrituras. Segundo a Cohab, há um potencial de entrega de 11.938 escrituras em 33 cidades. Para a realização desse trabalho é fundamental a parceria com as prefeituras.

Obras em escolas

Na prefeitura de Uberlândia, o governador também assinou despacho governamental, determinando à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Obras Públicas (Deop), a prioridade na construção, de duas escolas estaduais, nos bairros Shopping Park II e Jardim das Palmeiras. Para as obras serão investidos cerca de R$ 7 milhões pelo Governo de Minas.

De acordo com o governador Anastasia, a construção de mais duas escolas é uma forma de atender à demanda da cidade, que tem registro indicadores positivos de desenvolvimento.

“Uberlândia cresce muito, as crianças têm que ter escolas boas, de qualidade. Essas duas (novas escolas) já estão autorizadas e serão construídas em dois novos bairros. Vamos continuar trabalhando na educação, na saúde e na segurança, para trazermos mais empregos, oportunidades e qualidade de vida”, afirmou.

O prefeito Odelmo Leão lembrou que graças à parceria com o Governo de Minas Uberlândia avança na Educação. Segundo ele, somente no governo Anastasia já foram anunciadas quatro novas escolas para a cidade.

Também participam da cerimônia o ex-governador Rondon Pacheco, o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Wilmar Resende, os deputados estaduais Luiz Humberto e Liza Prado, entre outras autoridades.