Mutuários comemoram entrega de 150 casas pela Cohab Minas

Solenidade de inauguração em Itaobim-MG

A Cohab Minas entregou, entre os dias 21 e 23 de junho, as chaves de 150 casas a mutuários contemplados pelo Programa Lares Geraes Habitação Popular, do Governo de Minas, em parceria com o governo federal. Foram beneficiadas famílias dos municípios de Engenheiro Caldas (Leste), Itaobim (Jequitinhonha), Ribeirão Vermelho e Itamogi (Sul).

Em Engenheiro Caldas, o chefe de gabinete da Cohab Minas, João Lincoln de Almeida, representando o presidente Octacílio Machado Júnior, acompanhado do prefeito Juarez Contin Júnior, entregou as chaves de 30 unidades habitacionais. Também participaram da solenidade a presidente da Câmara Carmen Maria Neto e os prefeitos vizinhos Vicente de Paula Germano, de Fernades Tourinho e Raimundo Pena Forte, de Itanhomi.

Em seu discurso o prefeito lembrou que é a primeira vez, em 50 anos de emancipação, que foram construídas casas populares no município. "É muito bom estar aqui hoje entregando essas casas, mas a minha maior satisfação é vocês terem conquistado o teto para as suas famílias", disse. O chefe de gabinete da Cohab falou da satisfação da Companhia em realizar o sonho das famílias mineiras. "Nosso trabalho é alimentado pela alegria que nós temos ao ver a felicidade do sonho da casa própria realizado", disse.

Essa alegria estava no rosto da beneficiadas Geralda do Carmo da Silva, 63. Natural de São Geraldo da Piedade,casou-se aos 29 anos, no município de Engenheiro Caldas, na Região Leste de Minas Gerais. Como o esposo era lavrador, eles moravam em casas cedidas pelos patrões. Quando ficou viúva, não tinha casa e foi morar de aluguel mudando de uma residência para outra em uma ciranda que já durava 15 anos.

A construção das 30 unidades no município divididas entre a sede e mais dois distritos permitirá que Geralda do Carmo permaneça na mesma comunidade em que mora. Até então ela pagava R$ 200 de aluguel no distrito Divino Traíra. "Eu já queria entrar logo na minha casa", conta a pensionista. Ela já comprou material de construção e vai colocar piso de cerâmica na casa antes de se mudar. "Nossa Senhora, é uma maravilha", comemora.

Itaobim

No Vale do Jequitinhonha outras 60 famílias comemoraram a conquista de suas casas. As chaves foram entregues pelo chefe de gabinete João Lincoln e pelo prefeito João Pereira dos Santos.

"As pessoas mais importantes dessa comemoração são vocês. Sabemos que o pobre tem valor e é por isso que estamos lutando e concretizando o sonho de vocês que é meu também. Eu ouvi muitas vezes me criticarem o porquê de colocar casas populares em um lugar tão nobre. Mas vocês são tão nobres quanto todos aqueles que moram aqui", afirmou o prefeito aos novos mutuários da Cohab Minas. O chefe e gabinete da companhia de habitação do Estado, João Lincoln, lembrou aos mutuários a importância do pagamento em dia das prestações que, além de terem um desconto significativo, alimentam o Fundo Estadual de Habitação, permitindo a construção de casas para outras famílias.

Durante a entrega de uma das casas foi emocionado que o mutuário Mauro Sérgio Pereira Ramalho subiu ao palco para receber as suas chaves. "Graças a Deus. A chave da vitória", disse em alto e bom som o futuro morador do Conjunto Alta Vista. "Acabou o aluguel pra mim. Obrigado Meu Deus. Obrigado Jesus", completou.

Outra beneficiada foi Gildásia Alves Pereira. Aos 41 anos ela mora no centro de Itaobim, na casa da mãe junto com mais dois irmãos. Para ela a casa é um sonho que se realiza. "É um sonho que eu tenho há muito tempo. Não vou falar que eu morava feliz na casa da minha mãe, porque até certa idade seus pais tem obrigação com você, mas de uma certa idade pra frente é você que tem que correr atrás dos seus sonhos. Receber essa casa é como ter ganhado na mega sena. Vou pagar? Vou, mas é minha. É um dinheiro que eu vou ver resultado. O aluguel dorme e acorda com você", disse Gildásia.