Sistemas construtivos de habitação de interesse social são tema de evento

Os incentivos dos governos para diminuição do déficit habitacional, como o Lares Geraes Habitação Popular, do Governo de Minas, abrem inúmeras possibilidades para construtoras, fornecedores e profissionais do setor da construção civil. Consequentemente, exigem mais conhecimento técnico e de mercado para atender às exigências dos contratos. Estudo realizado pela Fundação João Pinheiro (FJP) em 2006 apontou déficit de 7,9 milhões de moradias no Brasil, sendo que a maioria, 82%, está localizada em áreas urbanas, sendo 89,2% concentrado na população com renda mensal de até três salários mínimos.

Essa realidade aponta para a necessidade de discutir os mecanismos existentes para implantação dos programas e seus desdobramentos. Pensando nisso, a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP/MG) realizam nesta quinta-feira (20),  às 14h, o Seminário Habitação de Interesse Social com objetivo de apresentar ao mercado as inovações tecnológicas disponíveis para aplicação em habitações populares.

A parceria entre Cohab/MG e ABCP propiciou o desenvolvimento de sistemas construtivos inovadores como a Casa 1.0, modelo de habitação amplamente difundido no país, e que, em Minas, já foi implantado nos municípios de Lavras, Inhaúma, Belo Horizonte, Betim, Nova Lima, Montes Claros, São Francisco  e mais 55 cidades por meio dos Programas Lares Geraes Habitação Popular e Minas Solidária.

O presidente da Cohab/MG, Mauro Brito, avalia que o seminário será muito útil para a companhia e as construtoras, porque as palestras e debates técnicos apontarão as opções de soluções construtivas com melhor relação custo/benefício.

Na opinião do gerente regional da ABCP/MG, Lincoln Raydan, as ações não se resumem ao seminário. “A ideia é promover a multiplicação de técnicas inovadoras para o mercado de construção ligado à habitação popular, ampliando o conhecimento dos profissionais acerca de sistemas construtivos racionalizados o que trará consequentes benefícios para o mercado”, explica Lincoln.

Em 2009 a ABCP concluiu o projeto da Casa 1.0 com blocos de concreto de 9 cm modulados, o que favorece a execução das moradias nas cidades do interior uma vez que, este tipo de bloco, é mais fácil encontrar  nas fábricas locais.

Lares Geraes

Desde meados de 2005, quando se iniciou a execução do Lares Geraes Habitação Popular (PLHP), o Governo de Minas, por meio da Cohab/MG, já concluiu ou está construindo 24.739 casas, das quais 22.017 já foram entregues. Esse número é muito superior ao total de casas edificadas durante 20 anos anteriores e beneficia cerca de 100 mil pessoas. O PLHP expressa a prioridade dada pelo Estado à redução do déficit habitacional em Minas e o compromisso de oferecer habitações dignas a um número crescente de famílias mineiras que ganham até três salários mínimos e não têm condições de adquirir a sua moradia própria.

A Cohab/MG tem o município como um dos principais parceiros do Governo de Minas na tarefa de combater o déficit habitacional entre as famílias com renda mensal de um a três salários mínimos. Para estabelecer convênio com a Cohab Minas, a prefeitura deve se comprometer a doar o terreno, regularizado juridicamente, urbanizado e com toda a infraestrutura de redes de água, esgoto e energia elétrica, pavimentação e escoamento de águas pluviais.