Governador Antonio Anastasia entrega obras em Patis

Conjunto habitacional em Patis inaugurado pelo
 Governador Antônio Anastasia- Foto: Regis Mendes

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta segunda-feira (24), em Patis, no Norte de Minas, o Estádio de Futebol Igor Ferreira da Silva, além de 50 casas do Conjunto Habitacional Progresso, construídas pelo Governo de Minas através do programa Lares Geraes – Habitação Popular. O investimento total do Estado foi de R$ 1,55 milhão. Antonio Anastasia também visitou a creche Vovó Babita, inaugurada pelo Governo de Minas, em 2008, e que atende 92 crianças com idade entre zero e três anos.

Nos últimos sete anos, o Governo de Minas fez outros importantes investimentos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das cerca de 5,6 mil pessoas que vivem em Patis. O único acesso à cidade, feito por estrada de terra com extensão de 15 quilômetros, recebeu pavimentação asfáltica através do programa Proacesso. A cidade também passou a contar com sinal de telefonia celular e com os serviços do novo posto de saúde, que serve de base para os médicos do Programa Saúde da Família (PSF).

“Sempre foi uma prioridade grande atender os municípios pequenos. Essa era a prioridade do governador Aécio Neves e estamos continuando. São municípios que estavam muito esquecidos ao longo da história. Patis é um exemplo disso. Então, agora, temos Proacesso, telefonia celular, estádio, unidade de saúde, creche, casas populares. Ou seja, toda a infraestrutura necessária para que o município cresça. É um investimento muito importante, porque ele atinge as pessoas”, disse o governador, em entrevista.

Casa própria

Em Patis, 50 famílias com renda mensal entre um e três salários mínimos foram beneficiadas pelo programa Lares Geraes – Habitação Popular. O lavrador Edmar Soares da Silva, de 21 anos, recebeu do governador Antonio Anastasia as chaves da casa para onde vai se mudar na semana que vem. Ele recebe um salário mínimo por mês, plantando milho, feijão e café em uma fazenda da região. Ao lado da mulher, Nívea, e da filha Emily Júlia, de um ano, ele disse que não esperava realizar o sonho da casa própria tão cedo.

“Eu pagava R$ 100 de aluguel por mês. Agora, vou pagar o mesmo valor na minha própria casa. Foi uma benção na minha vida, não pensei que fosse acontecer tão rápido”, disse ele.

Com o conjunto de Patis, o Governo de Minas chega a 22.117 casas entregues em menos de cinco anos desde a criação do Lares Geraes. Além disso, mais 1.111 casas estão prontas, aguardando a conclusão das obras de infraestrutura a cargo das respectivas prefeituras conveniadas com a Cohab/MG. Outras 1.661 se encontram ainda em construção. No total, o Lares Geraes já recebeu R$ 513 milhões em investimentos do Governo de Minas.

Estádio

O governador também entregou as obras do estádio municipal com capacidade de público estimada em 1,5 mil pessoas. O estádio conta com área gramada com 7.425 m²; iluminação; arquibancada de três lances em uma das laterais do estádio, cabine de rádio coberta; entrada com bilheteria e guarita e dois vestiários. O governo mineiro investiu R$ 300 mil na obra.

O estádio era uma reivindicação antiga da população para desenvolver programas desportivos. Os programas possibilitam a redução da delinquência juvenil, a promoção da qualidade de vida das crianças e adolescentes. Além de abrigar campeonatos de futebol, o estádio será um espaço importante para a realização de feiras e exposições.

Creche

Em Patis, o governador visitou a creche Vovó Babita, inaugurada há dois anos pelo Governo do Estado. A casa onde funciona a instituição foi planejada para atender às crianças. Mesas, cadeiras, vasos sanitários foram adaptadas e têm altura compatível com a idade dos alunos. Brinquedos pedagógicos também são apropriados e indicados para essa faixa etária.

Segundo a diretora da creche, Edivânia Antunes da Silva, a creche mudou a vida de muitas famílias em Patis que contam, agora, com um espaço adequado para deixar os filhos no horário de trabalho.

“Além de cuidar das crianças enquanto os pais estão trabalhando, a creche desenvolve a capacidade que os alunos precisam para ingressar no ensino fundamental. Eles estudam de verdade e saem daqui muito bem preparados para fazer a 1ª série. Fora isso, temos acompanhamento de nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e apoio de assistentes sociais para os pais. A creche mudou a vida de muitas famílias em Patis”, disse a diretora.

Diminuir as diferenças

O governador lembrou que o Norte do Estado e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri têm recebido especial atenção do Governo de Minas. Em 2009, o valor per capita investido no Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas foi quase três vezes superior à média per capita investida no Estado. O governador afirmou que essa é uma forma eficiente de diminuir as diferenças regionais.

“Muitos não acreditavam, mas as obras e ações que realizamos são a prova de que nosso esforço valeu a pena. Além do Proacesso, da telefonia celular, do posto de saúde e da creche, reformamos as escolas e criamos a Copanor, subsidiária da Copasa que está levando água tratada para os municípios mais pobres, com tarifas reduzidas”, afirmou o governador.