Projeto piloto da Sedru, Cohab/MG e prefeitura melhora casas em Ribeirão das Neves

Sessenta famílias da Comunidade Bom Jesus, no bairro Florença, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já começaram a receber obras do Melhorias Habitacionais, uma ação do Projeto Estruturador Lares Geraes – Habitação Popular. Em um plano piloto, é executado reboco, pintura interna e externa, pisos e revestimento em moradias de famílias de baixa renda. O projeto é executado pela Prefeitura de Ribeirão das Neves, mas recebe recursos da ordem de R$ 330 mil do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), e tem a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) como a responsável pelo diagnóstico das melhorias a serem feitas em cada moradia e pela aprovação da obra.

O município de Ribeirão das Neves foi escolhido, em 2008, por apresentar o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A comunidade Bom Jesus, por sua vez, é formada por famílias carentes, reassentadas após uma enchente ocorrida em 1996.

Uma das beneficiadas pelo projeto foi Adete Maria Alves. Ela, que vive com o marido e duas filhas, conta como sua vida mudou. “Agora melhorou muito, ficou mais fácil de limpar a casa. Eu não teria condições de fazer as melhorias”. Depois de 14 anos, Adete finalmente poderá se recuperar de uma asma provocada pela quantidade de poeira que o antigo piso gerava.

Quem também já recebeu as obras do projeto foi Ângela Maria Resende Silva. Aposentada e viúva, ela mora com o irmão, o filho, a nora e o neto. Na casa de Ângela, foram feitos chapisco, reboco e pintura. “Estou muito feliz. Sem essa obra eu não teria condições de fazer nada”, conta.

Segundo as engenheiras da Cohab/MG, Adélia Maia, e da Prefeitura de Ribeirão das Neves, Nice Marçal, a segunda fase do Melhorias Habitacionais seguirá atendendo às mesmas 60 famílias com outras obras. Lavatório e porta serão colocados nos banheiros e pias na cozinha, além da construção de muros.

Para a engenheira da Cohab/MG, o sucesso do projeto piloto é o indicador para que o Governo de Minas avalie a possibilidade de liberação de mais recursos para o restante da comunidade que conta com 400 famílias.