Presidente da Cohab Minas firma parceria em Araguari e participa de encontro para solução de conflito fundiário em Uberlândia

O presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, retorna hoje (24/02), de uma viagem de dois dias pela região do Triângulo Mineiro, onde realizou diversas atividades com o objetivo de potencializar a parceria da Companhia com municípios da região. Destaques para a visita à cidade de Araguari, onde foi assinado o Protocolo de Cooperação Mútua e Parceria e para a proposta de solução pacífica no caso da Ocupação Glória, em Uberlândia.

Araguari

Alessandro reuniu-se com o prefeito de Araguari, Marcos Coelho e assinou o termo, para viabilizar a construção de unidades habitacionais verticais em Araguari e conjuntos horizontais nos distritos de Amanhece e Piracaíba. “Araguari poderá ser a primeira cidade mineira a receber um empreendimento de interesse social com oito andares e elevador.  As unidades serão construídas em áreas próximas ao antigo Pronto Socorro e à Policlínica Dr.Oabi Gebrim, onde existe asfalto, energia elétrica, rede de esgoto o que é um grande facilitador. Os beneficiários podem ser oriundos de famílias com renda de R$ 1.800 a R$ 9.000, alterando apenas alguns benefícios para o mutuário de acordo com a variação de renda”, afirmou o presidente Alessando Marques.

Ele disse, ainda, que os empreendimentos horizontais a serem implantados nos distritos de Amanhece e Piracaíba, contarão com ruas largas, arborização, projeto para expansão dos imóveis e poderão ter projeto de decoração de interior. “Estamos desenvolvendo também a possibilidade de financiamento da mobília, com três opções de decoração de interior, que acrescentariam apenas R$ 90 às parcelas de R$ 271”.

O prefeito Marcos Coelho agradeceu o empenho para que a cidade seja uma das primeiras a receber os conjuntos habitacionais. “Vivemos um momento ímpar onde trazemos para o município um investimento de quase R$ 60 milhões. Esse é um marco da nova administração, onde assinamos o protocolo de intenções e poderemos levar para os distritos de Amanhece e Piracaíba as unidades habitacionais. Estamos muito felizes e a cidade agradece à Cohab por essa oportunidade”.

Antes da assinatura do termo, o presidente Alessandro Marques, acompanhado do prefeito Marcos Coelho e equipe técnica da Cohab Minas vistoriaram os terrenos disponíveis para construção dos empreendimentos. “O prefeito Marcos Coelho nos procurou para que pudéssemos fazer uma avaliação das demandas habitacionais em Araguari e ficamos impressionados, pois são terrenos bons e na área urbana”.

Encontro com prefeitos da região e agricultura familiar

A visita ao município de Araguari serviu também para o encontro do presidente da Cohab Minas com diversos prefeitos da região do Triângulo Mineiro. Na ocasião, Alessandro reuniu-se com prefeitos das cidades de Abadia dos Dourados; Cascalho Rico; Douradoquara; Estrela do Sul; Indianópolis e Tupaciguara para discussão da implementação de projetos habitacionais nestes municípios. Neste mesmo dia, o presidente participou de um evento de agricultura familiar realizado pela secretaria de educação de Araguari.

Solução pacífica para a Ocupação Glória

No município de Uberlândia, o presidente Alessandro Marques, atendendo a uma solicitação do governador Fernando Pimentel, reuniu-se com o chefe de gabinete da Reitoria da Universidade de Uberlândia (UFU), Clésio Xavier, para buscar uma solução pacífica para situação dos moradores das 2.500 famílias da ocupação Glória, localizada em um imóvel da Universidade.

Ao final da reunião chegou-se a uma proposta. Avaliou-se a possibilidade de que a UFU doe o terreno ao Governo do Estado, que por sua vez, através da Cohab Minas, poderá regularizar a área. “Saímos desta reunião muito felizes e satisfeitos com o resultado. É preciso enaltecer a postura da Universidade, que amparada pela Medida Provisória (MP) 759, de 22 de dezembro de 2016, poderia realizar a doação do terreno onde está localizada a ocupação para o Estado”, ressaltou Alessandro.

A MP 759 contempla regras que facilitam a regularização fundiária urbana e rural no Brasil. O texto prevê flexibilizar as regras para quem ocupa terreno pertencente à União obter a escritura.

Após a reunião, o presidente da Cohab Minas visitou a ocupação Glória (foto) e informou aos representantes da ocupação o resultado da conversa com a Universidade. “Contamos com a compreensão da Universidade, que pode doar o terreno ao Governo do Estado. A partir daí, o Governo, através da Cohab Minas, terá condições de regularizar a situação de todas as famílias desta ocupação.

Durante a sua estada no Triângulo Mineiro, o presidente e a equipe que o acompanhou em viagem – Luciana Almeida-AAI, Teresa Raquel-PRE e Túlio Rios-GCO – receberam apoio da equipe do Escritório Regional de Uberlândia e do chefe de escritório Moabes Mendes Medeiros, que também participou de todas as atividades.

Crédito das fotos: Ascom/Araguari