Cohab Minas encerra primeiro semestre com 2 mil inaugurações

Mais de 7.000 pessoas foram beneficiadas neste
         primeiro semestre de 2012, pela Cohab Minas

A Cohab Minas inicia, nesta quinta-feira (28), uma nova etapa de inaugurações, em seis municípios mineiros. Serão entregues 218 casas, beneficiando cerca de 700 pessoas. Com essas novas unidades, a companhia de habitação do Estado encerra o primeiro semestre de 2012 com 2 mil casas populares entregues, contemplando mais de 7 mil pessoas. O desempenho na primeira metade do ano é bem superior ao mesmo período do ano passado, quando foram entregues 973 casas.

A série de inaugurações se inicia em Guarda Mor, no Noroeste do Estado, onde serão entregues as chaves a 30 mutuários. Na sexta-feira (29), será a vez de Cláudio (Centro-Oeste), Virgem da Lapa (Jequitinhonha), Manga e Matias Cardoso, essas duas localizadas no Norte de Minas. Em Manga serão entregues 60 casas, em Virgem da Lapa, 38. Em Cláudio e Matias Cardoso serão 30 unidades em cada uma. No sábado (30), serão entregues as chaves a 30 mutuários de Ressaquinha (Campo das Vertentes).

O investimento nesses empreendimentos soma R$ 7,4 milhões, sendo R$ 3,7 milhões em recursos do Fundo Estadual de Habitação (FEH), por meio do Programa Lares Geraes Habitação Popular (PLHP). Outros R$ 3,1 milhões foram obtidos em parceria com programas do Governo Federal – Minha Casa, Minha Vida e Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). As prefeituras dos seis municípios participaram com R$ 654 mil, por meio da doação dos terrenos e urbanização das áreas.

Reestruturação

O desempenho na primeira metade do ano é resultado da reestruturação pela qual a Cohab Minas vem passando nos últimos anos, com o objetivo de modernizar e racionalizar sua estrutura e modelo de gestão. Hoje, a Cohab Minas, além de ser o órgão executor do programa de habitação de interesse social do Governo de Minas, oferecendo a possibilidade de moradia a famílias com renda de até três salários mínimos, também atua como agente financeiro, disputando com outras empresas, no segmento de gestão e operação de empreendimentos imobiliários de interessa social.

As 2 mil casas inauguradas pela Cohab Minas no primeiro semestre do ano representaram investimento total de R$ 68,6 milhões em habitação no Estado. Desse montante, o Governo de Minas participou com R$ 36,7 milhões, por meio do Fundo Estadual de Habitação (FEH), no Programa Lares Geraes Habitação Popular. O governo federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), participou com R$ 25,6 milhões. As prefeituras investiram R$ 6,2 milhões, por meio da doação de terrenos e urbanização das áreas.

A Cohab Minas tem como foco principal financiar casas para famílias de baixa renda, sobretudo nos municípios com até 50 mil habitantes, que representam 92% dos 853 municípios do Estado. Em abril passado, a companhia atingiu a marca de 30 mil moradias entregues desde 2005, ano em que foi criado o Programa Lares Geraes Habitação Popular. Em pouco mais de sete anos, foram investidos R$ 789,2 milhões, beneficiando 382municípios e 120 mil pessoas.