Cohab Minas e Banco do Brasil fazem parceria para construção de casas no Estado

Octacílio Machado Júnior, Márcio Scalioni e Bilac Pinto
              durante solenidade de parceria
           Foto: Renato Cobucci / Imprensa MG

A Cohab Minas assinou, nesta quarta-feira (04), na Cidade Administrativa, termo de parceria com o Banco do Brasil para a execução de programas habitacionais em Minas Gerais. Com o acordo, a Cohab Minas passa ser agente promotor do Banco do Brasil no Estado, estando credenciada a atuar como correspondente bancário e prestadora de serviços técnicos especializados em projetos imobiliários do banco.

A parceria permitirá à Cohab Minas ampliar o seu leque de atuação, atendendo não só a famílias com renda mensal bruta de até R$ 1,6 mil, e em municípios com até 50 mil habitantes, mas também a um público de maior poder aquisitivo, em municípios maiores, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O Banco do Brasil será o agente financiador, com recursos viabilizados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

“Este convênio é um marco para a Cohab, que completa 47 anos neste ano, porque abre a possibilidade de atuar no Estado inteiro, chegando também a municípios com mais de 50 mil habitantes. Estamos completando, até o final do ano, 700 conjuntos entregues. E este trabalho que nós estamos fazendo, essa assinatura do convênio, vai permitir que a gente amplie ainda mais nossa presença no Estado”, afirmou o presidente da Cohab Minas, Octacílio Machado Júnior, durante a solenidade de assinatura do convênio.

A Cohab Minas, como agente promotor do Banco do Brasil, passa a gerir a construção de empreendimentos classificados nas faixas 2 e 3 do Minha Casa, Minha Vida, destinados a famílias com renda bruta mensal de até R$ 3,1 mil e até R$ 5 mil, respectivamente, podendo ainda atuar na faixa 1, onde os beneficiários têm renda até R$ 1,6 mil.

“O Banco do Brasil iniciou sua atuação efetiva dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, agora em 2012. Ficamos em 2011 estudando esse mercado, montamos uma estrutura especializada, com capacidade de dar velocidade aos projetos. Agora estamos buscando parcerias em vários estados, para a execução do programa. E a Cohab Minas é um parceiro muito importante para a nossa atuação no segmento imobiliário, que se inicia agora”, disse o superintendente regional de Governo do Banco do Brasil, Marcos Melo Frade.

Serviços

A prestação de serviço da Cohab Minas envolverá avaliação do terreno, elaboração de projeto, orçamento e licitação das obras, gerenciamento da construção, seleção dos beneficiados, vistoria, comercialização e entrega dos imóveis, além de acompanhamento técnico-social, serviços de correspondente bancário e serviços técnicos de engenharia.

O acordo com o Banco do Brasil é mais um passo da Cohab Minas no processo de modernização e racionalização da sua estrutura e modelo de gestão e operação. O Conselho de Administração da Companhia, em 2011, autorizou a mudança estatutária que possibilitou a inversão de foco, pela qual a empresa tornou-se um órgão estatal gestor de recursos financeiros alocados na execução da política habitacional no Estado. Com isso, a Cohab Minas passou a atuar diretamente no mercado imobiliário, competindo com outros agentes do setor.

“Esta é uma parceria entre duas instituições excepcionais, que é o Banco do Brasil e a Cohab Minas, um marco para que possamos desenvolver ainda mais o programa de habitação dentro do Estado de Minas Gerais. Isso nós iniciamos ainda quando o ex-governador Aécio Neves assumiu o Governo do Estado, foi um programa audacioso, onde nós temos mais de 30 mil unidades habitacionais entregues aos mineiros. E a Cohab teve um papel decisivo nesse processo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto.