Cohab Minas comemora 47 anos de trabalho pela redução do déficit habitacional no Estado

Solenidade 47 anos Cohab Minas
 crédito da foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

A Cohab Minas comemorou os seus 47 anos de fundação, nesta terça-feira (21), em solenidade na sede da companhia, na Cidade Administrativa. A data marca quase meio século de trabalho pela redução do déficit habitacional e pela promoção de qualidade de vida às famílias mineiras de baixa renda. Durante a solenidade, o presidente da Cohab Minas, Octacílio Machado Júnior, ressaltou o fortalecimento da companhia como principal instrumento de política habitacional do Estado.

“Depois de anos difíceis, por consequência do colapso do Sistema Financeiro de Habitação e do Banco Nacional de Habitação (BNH), contando com a firme disposição do governador Aécio Neves, mantida pelo governador Antonio Anastasia, de enfrentar o gigantesco déficit habitacional, a Cohab Minas conseguiu retomar a trajetória de crescimento”, afirmou Octacílio Machado Júnior. Ele lembrou os feitos da companhia ao longo dos anos e homenageou os empregados que fizeram e fazem da Cohab Minas uma empresa cada vez mais ativa.

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; o deputado Dilzon Melo, que representou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro; o ex-presidente da Cohab Minas, Sebastião Navarro; membros da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da Cohab; representantes de outras secretarias de Estado e órgãos do Governo; dirigentes do Banco do Brasil; e empregados da Cohab Minas.

De empresa construtora de unidades habitacionais a gestora das ofertas de habitações de interesse social em Minas Gerais, a Cohab Minas ampliou o seu leque de atuação e hoje opera não só com recursos do Governo do Estado, mas também em parceria com instituições de fomento, como o Banco do Brasil, e programas do governo federal.

Em seu pronunciamento, o presidente Octacílio Machado Júnior ressaltou que a Cohab festeja as "conquistas já alcançadas ao longo de quase meio século, mas principalmente a sua revitalização e a retomada de sua história."

São 32 mil unidades habitacionais entregues nos últimos sete anos. Número muito superior às 16 mil casas entregues entre 1987 e 2002. O presidente lembrou que desde a criação do Programa Lares Geraes Habitação Popular, em 2005, a Cohab Minas se fez presente em 392 municípios, beneficiando diretamente cerca de 128 mil pessoas. Ele homenageou os ex- dirigentes, empregados atuais e aqueles que já se desligaram da empresa pelo "empenho em tornar a companhia ágil, dinâmica, produtiva e capaz de enfrentar novos desafios".

Reconhecimento

O secretário Bilac Pinto afirmou que a Cohab Minas hoje é uma empresa madura, que conseguiu construir uma imagem positiva perante a sociedade. “Vocês passaram por vários governos e secretários. O reconhecimento que a Cohab tem junto ao Estado é fruto do esforço coletivo dos empregados, a quem parabenizo pelo 47º aniversário da Companhia. Chegar a 32 mil famílias atendidas só foi possível graças ao trabalho de todos”, disse Bilac Pinto.

Representando o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, o deputado Dilzon Melo, ex-secretário da Sedru e conhecedor da história e do trabalho recente da companhia, também falou aos empregados. "Tenho imensa honra de participar desta cerimônia e é sempre uma alegria estar de volta onde fiz tantos amigos. Ao propiciar o acesso à moradia digna, a Cohab tem, desde 1965, cumprido o seu papel".