Cohab Minas assina comodato e cede terreno por mais 5 anos à Creche Comunitária em Santa Luzia

A Cohab Minas realizou na última quinta-feira (29) a renovação do termo de cessão, em comodato, do terreno que abriga a creche comunitária Leonardo Fernandes Franco, localizada em Santa Luzia e que atende a 150 crianças. A renovação do comodato, pelo prazo de cinco anos, além de garantir a continuidade das atividades da creche, possibilitará que o Instituto MRV, que atua no local há um ano, realize obras de reforma e melhorias na creche. O documento foi assinado nas dependências da creche, em evento que contou com a participação do presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques; do vice-presidente, Ivan Soares; do diretor de Habitação, Valter Teixeira; do diretor do Instituto MRV, Rafael Lafetá; da presidente da Creche, Raquel Leroy, da coordenadora da educação infantil em Santa Luzia, Onorinda Silva, além de pais, alunos e representantes do Servas, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

O presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques falou da alegria em assinar esse documento e da importância que o município tem para a Companhia. “Gostaria de agradecer de forma especial  a presença dos pais e mães dessas crianças que estão aqui. Quando fomos procurados para a renovação deste Comodato atendemos prontamente e como demonstração do nosso compromisso viemos aqui hoje. Na gestão pública, a gente precisa assumir uma responsabilidade com tudo aquilo que há de bom. Santa Luzia é uma cidade muito importante nos projetos do Governo de Minas e, por isso, temos muito prazer de estar aqui hoje dando essa contribuição para o trabalho desta linda creche. Temos muito orgulho de estarmos ao lado da sociedade e ao lado daquelas pessoas que precisam”, falou o presidente da Cohab Minas. Santa Luzia abriga dois dos maiores Conjuntos Habitacionais construídos pela Companhia nos seus 51 anos de história: o CH Palmital e o CH Cristina.

A analista, Blenda Alves falou pelo Instituto MRV. “Nós é que temos que agradecer pela abertura da porta da casa de vocês, por confiar na proposta que nós fizemos há um ano e que vamos fazer virar realidade! Daqui alguns meses estaremos todos nós reunidos aqui novamente para entregar o novo espaço físico da creche Leonardo Fernandes Franco. E é um orgulho muito grande para o Instituto MRV, para o Rafael Lafetá e pra mim também, pessoalmente, fazer parte desta história, uma história tão bela que já está durando 30 anos. O projeto idealizado pelo Instituto MRV prevê a requalificação de todos os ambientes da creche; revitalização dos espaços, das práticas pedagógicas, artísticas e culturais e promoção de desenvolvimento sustentável.

Durante o evento os alunos do 1º período cantaram as músicas “Aquarela” e “Marinheiro Só” e agradeceram às autoridades presentes com entrega de cartões, confeccionados durante as aulas, e com flores colhidas nas dependências da Creche. Para a coordenadora Rafaella Veloso foi muito importante encontrar pessoas que acreditaram no sonho da Creche. “Eu gostaria de agradecer a Deus, se não fosse ele, não estaríamos aqui agora. Gostaria de agradecer à Blenda, do Instituto MRV, que todas as vezes que a minha ansiedade  não cabia mais em mim, ela me acalmava; ao Presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, que na mesma hora se engajou na nossa causa, são pessoas como você que fazem a diferença e a nossa diferença está no trabalho que realizamos. Ao Rafael Lafetá e a todos do Instituto MRV por acreditarem nos nossos sonhos. Aos representantes governamentais, Onorinda, representante do Servas, Dr.Valter, pelo empenho, porque só quem conhece a nossa luta sabe. A vocês, pais, eu agradeço por todos os dias entregar o filho de vocês em nossas mãos e saber que daqui nós faremos o melhor para eles. Agradeço aos funcionários que lutam todos os dias e porque só eles sabem da batalha que é cada dia. E principalmente à minha bisavó, que não está aqui presente fisicamente, mas  está espiritualmente e eu sei que onde estiver ela está muito feliz com tudo isso; porque tudo isso é para dar uma condição de vida melhor pra essas crianças.”

História

Com 2.335 m², a creche comunitária Leonardo Fernandes Franco, está localizada no conjunto habitacional Cristina – quadra 84 A – e foi fundada em 1987, em uma área que pertence à Cohab Minas.  Criada por um grupo de Donas de Casa com o objetivo de amparar as crianças que não tinham onde ficar quando as mães da comunidade saíam para trabalhar, a creche trabalha atualmente com educação primária, recebendo crianças de 0 a 6 anos.

Clique aqui e veja a galeria de fotos da solenidade