Cemig e Cohab/MG instalam aquecedores solares no Norte de Minas

 
   Aquecedor Solar instalado
    em conjunto habitacional
       em Montes Claros

Mais uma etapa do convênio assinado entre a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que prevê a instalação de 15 mil aquecedores solares em Minas Gerais, está próxima de ser concluída. Até este sábado (5), 225 casas de Montes Claros, no Norte de Minas, receberão o equipamento. Assim, o número de aquecedores solares já montados em todo o Estado chegará a 2.511.

Os novos aquecedores, que foram doados pela Cemig, possuem o reservatório horizontal, diferente dos que foram instalados anteriormente nos conjuntos habitacionais da Cohab/MG, que eram verticais. Com o aquecimento solar, que substitui os chuveiros elétricos, cada família poderá economizar entre 30% e 40% no consumo de energia.

Montes Claros será a 11ª cidade de Minas Gerais contemplada pelo convênio. Já foram instalados aquecedores solares em Betim (1.026), Bocaiúva (165), Candeias (88), Conquista (52), Divinópolis (368), Dores de Campos (50), Governador Valadares (223), Itatiajuçu (77), Piedade de Caratinga (60) e São João del-Rei (177).

Do total de 2.286 equipamentos, 1.215 estão em casas construídas pela Cohab/MG, no âmbito do Lares Geraes – Habitação Popular (PLHP), programa habitacional do Governo de Minas, que vem sendo executado desde 2005. De acordo com o novo convênio firmado entre Cohab/Cemig, em 25 de novembro de 2008, o equipamento tem as seguintes características técnicas:

– Reservatório de 200 litros;

– Atende até 5 banhos diários, com conforto;

– Coletor com 2 metros quadrados: coleta média mensal equivalente a 1.430 KWh/mês;

– Sistema de instalação simplificado, mesmo na casa já pronta, sem danificá-la;

– Abastecimento direto da rede de água pública;

– Etiquetado pelo Inmetro, categoria B; garantia de 5 anos;

– Mesmo com céu nublado aquece;

– Economia em torno de 30 a 40% no consumo de energia;

– Alterna com chuveiro elétrico.

Norte de Minas

Na próxima semana, os engenheiros da Cohab/MG realizarão novas vistorias em Engenheiro Navarro, Bocaiúva e Olhos d’Água. Se os municípios estiverem de acordo com as normas técnicas, eles serão os próximos a serem beneficiados pelo convênio, que vai abranger 172 cidades do Estado.