Gestão Social

Em 2013 a Cohab Minas instituiu a Gestão Social, motivada pelo bom desempenho do Programa Gestão Pós-Morar, que apresenta resultados  positivos desde que foi implantado, em 31 de maio de 2011.

O trabalho tem como foco a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias, por meio de ações planejadas que possibilitem que o indivíduo seja o protagonista na solução de seus problemas. Tais ações se refletem diretamente em relações de vizinhança mais fortes e pacíficas, bem como na sustentabilidade das moradias e do próprio conjunto habitacional, e na prevenção da inadimplência dos contratos de financiamento.

A gestão do trabalho social é um componente estratégico numa intervenção habitacional pelo seu caráter informativo e conscientizador que objetiva estimular a participação da comunidade em todas as etapas da intervenção, fortalecer os laços sociais e de convivência comunitária, contribuir para a autonomia e representatividade da comunidade. Tem como pressuposto fundamental a visão de que a moradia não é só a edificação, mas a inserção da família em seu novo ambiente habitacional de forma plena.

Contempla o acompanhamento sistemático aos beneficiários dos programas habitacionais do Governo de Minas Gerias e considera a inscrição dos candidatos interessados, o acompanhamento social às famílias beneficiadas, desde o período de obras (construção dos imóveis e implantação da infraestrutura básica) até a etapa denominada Pós-Morar que acontece após a entrega das moradias).

Com o objetivo de realizar uma melhor gestão do trabalho social, com monitoramento de todas as suas etapas, foi desenvolvido um sistema via web, que proporciona um acompanhamento on line e facilita a comunicação entre os técnico da Cohab Minas e do município.