COHAB

O Governo do Estado criou a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – Cohab Minas, em 18 de agosto de 1965, como sociedade de economia mista e com base na Lei 3.403, de 02 de julho daquele mesmo ano.

Ela foi fundada com a finalidade de combater o déficit habitacional e urbanizar vilas e favelas no Estado. A iniciativa visou responder ao desafio do êxodo rural e da migração populacional para os grandes centros urbanos: conseqüência da busca de oportunidades produzidas pela transformação econômica e social que o País e Minas Gerais viveram na década de 60.

Assim como hoje, a Cohab Minas – responsável direta pela concepção e execução de políticas que visam reduzir o déficit habitacional em Minas Gerais – incumbiu-se de enfrentar essa grande tarefa.

No dia 1º de novembro de 1967, inaugurou o seu primeiro conjunto habitacional: o CH Vale do Jatobá, em Belo Horizonte, com 1.312 moradias. Ao longo de toda a sua existência, a Companhia já investiu cerca de 1,5 bilhão de reais e construiu cerca de 113 mil moradias em 370 municípios mineiros.

O trabalho da Cohab Minas continua sendo, no entanto, gigantesco, porque a demanda social por novas moradias no nosso Estado é crônica e se acumulou ao longo dos anos.

Assim, o planejamento de longo prazo inclui no seu escopo a habitação de interesse social, compondo a carteira de Projetos Estruturadores do Governo de Minas, prevista no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDI, desde 2005. Para o próximo ciclo do planejamento que iniciou em 2012 e vai até 2030, a habitação continua sendo foco do processo estratégico de longo prazo do Estado.

Os recursos para atendimento das demandas do programa habitacional estão sendo viabilizados pelo Governo de Minas Gerais através da Cohab Minas, em parcerias com os municípios e com os programas do governo federal para a habitação de interesse social (FINHIS e PSH) e mais recentemente com o Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV. Desde 2005 até final de 2012, foram investidos em habitação mais de R$ 800 milhões, sendo que deste total cerca de R$ 560 milhões foram repassados pelo Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Habitação (FEH), o que representa 70% do investimento total despendido no período.