Quitação de contratos

A Cohab Minas aderiu à Lei 10.150, de 2000, que autoriza a quitação antecipada, com desconto variável, das prestações, antes do término do prazo original do financiamento habitacional.

Podem ser beneficiados os contratos de financiamento que têm cobertura do Fundo de Compensação de Variação Salarial (FCVS), conforme as seguintes situações:

Contratos assinados até 31/12/1987: quitação de 100% do saldo devedor a vencer nos últimos 24 meses do financiamento.

A Cohab Minas já possui autorização legal para enviar à Caixa Econômica Federal os pedidos de quitação, priorizando os contratos com cobertura do FCVS assinados até 31/12/1987.

Cada contrato será examinado por ordem de antiguidade, e, se aprovado pela Caixa, conforme a Lei 10.150/2000, será quitado antecipadamente com 100% de desconto.

A Lei não permite a quitação de contrato de financiamento referente a lote comercial ou loja, ainda que assinado até 31/12/1987.

Após o contrato (assinado até 31/12/1987) ser enquadrado na lei 10.150 e habilitado pela Caixa Econômica Federal e depois que esta comunicar à Companhia a quitação e a liberação da hipoteca, o mutuário poderá pedir à Cohab Minas para tirar a escritura definitiva do imóvel.

Mas atenção: só poderá tirar a escritura o mutuário que estiver em dia com o pagamento de suas prestações, ou houver negociado o débito em atraso. Quem possui prestação em atraso deverá procurar a Cohab Minas para negociar o débito.

Com a finalidade de a Companhia iniciar os procedimentos necessários e enviar os contratos para serem analisados pela Caixa Econômica Federal, o mutuário deve providenciar e encaminhar a seguinte documentação, a ser conferida e atualizada com os arquivos da Cohab Minas:

1. Xérox legível da carteira de identidade e do CPF do promitente-comprador e do cônjuge, se for casado;
2. Xérox legível da certidão de casamento, se for o caso;
3. Xérox legível do contrato de financiamento do imóvel.

Esses documentos devem ser enviados à Gerência de Financiamento da Cohab Minas – Obs: aqueles mutuários que já entregaram a documentação não precisam enviá-la novamente. O endereço para envio é: Rod. Prefeito Américo Renê Gianetti, S/N- Bairro Serra Verde/ Prédio Gerais- 14º andar- COHAB/MG-
CEP 31790-160- Belo Horizonte – MG

Para obter mais informações, o mutuário pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo telefone (31) 3915-7030 ou ligar para o Escritório Regional mais próximo de sua cidade.