Sonho da casa própria é realidade para 55 famílias de Itaipé e Frei Inocêncio

O sonho da casa própria tornou-se realidade para 55 famílias mineiras ao receberem as chaves das casas da Cohab Minas nos municípios de Itaipé (Mucuri) e Frei Inocêncio (Leste). Com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Bilac Pinto, a solenidade de inauguração em Itaipé, onde foram entregues 40 casas, aconteceu no Conjunto Habitacional Juvenil Silva Oliveira.

Emoção e alegria não faltaram entre os contemplados pelo programa habitacional do Governo de Minas, desenvolvido em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida. A mutuária Ineide Ferreira da Costa, 35 anos, que vai morar na nova casa com seus quatro filhos, descreveu com muita emoção a vida de luta morando em aluguel e, agora, a realização do seu sonho.

“Meu primeiro marido era pedreiro, mas eu nunca tive uma casa minha. Eu sempre falava que não queria morrer antes de ter uma casa para os meus filhos. Se fosse para eu comprar o terreno, construir e ainda pagar aluguel, não conseguiria nunca. E essa casa é muito melhor que todas as outras. Está pronta para eu morar. Tem forro, cerâmica, tudo direitinho. Estou feliz demais, cheguei até a chorar de emoção”, diz Ineide Costa. Ela conta que pagava de aluguel de R$ 220,00. Agora, pela casa própria, pagará prestação de R$ 66,27.

O secretário Bilac Pinto, durante a solenidade, ressaltou a importância do programa habitacional para a família de baixa renda. O Conjunto Habitacional Juvenil Silva Oliveira recebeu R$ 1,8 milhão em investimento, sendo R$ 638 mil em recursos do Governo de Minas. O restante foi por meio do Minha Casa, Minha Vida (R$ 1 milhão), e também com contrapartida da Prefeitura de Itaipé (R$ 144 mil).

O chefe de Gabinete da Cohab, João Lincoln, ressaltou a satisfação para todos os empregados da Companhia, ao entregar um conjunto habitacional, e ver a alegria de tantas pessoas. “O momento de entrega das chaves é um momento muito especial, que nos faz muito feliz, pois sabemos o que isso significa para cada um, a realização do sonho de uma vida inteira.”

Frei Inocêncio

Em Frei Inocêncio, no Leste do Estado, foi inaugurado o Conjunto Habitacional Barôncio Bezerra Cabral II, beneficiando 15 famílias. Para a construção do conjunto, também uma parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida, foram investidos R$ 702 mil, sendo R$ 273 mil pelo Governo de Minas, R$ 375 mil pelo governo federal e R$ 54 mil pela prefeitura.