Repercussões positivas na Cohab Minas…

A realização do Fórum provou, mais uma vez, o que já tenho certificado, há tempos, acerca da competência e dedicação da “Equipe Social”, que se uniu com cuidado e envolvimento em torno de um objetivo comum: garantir o sucesso do evento. Elida, Fabrynne, Jane, Joully, Monica, Margarida, Pollyanna e Rogério, a vocês toda minha gratidão! E gratidão é o sentimento que se estende também ao Claudius Vinícius, nosso presidente, e especialmente à Flávia Mota, que possibilitaram a efetivação desse sonho, estando sempre ao nosso lado. Mas toda caminhada só se efetiva a partir do trabalho e do envolvimento de muitas pessoas e por isso agradeço aos colegas das demais diretorias e gerências da Companhia, que vêm contribuindo para a construção desse novo “fazer social” na Cohab Minas.
Salete de Oliveira (Coordenadora Equipe Social)

 

Parabéns a todos os sujeitos que receberam e abraçaram o desafio de construir este capitulo da história da Cohab: municípios e Estado. Todos somos mais! As perguntas que tanto nos afligem precisam e devem ser construídas à luz da legalidade e do conhecimento das singularidades observadas e vivenciadas por todos os atores em seus territórios. Umas das marcas deste novo governo será sempre a gestão de proximidade (estar cada vez mais presente nos conjuntos construídos) e de gestão compartilhada (dividir a responsabilidade com todos os atores sociais).

 

O Fórum Diálogos e Desafios do Trabalho Social  foi realizado com o envolvimento de todos, seja no fornecimento dos lanches regionais, seja no compartilhamento de experiências, como as realizadas nos municípios de Cajuri, Araçuaí e Passa Quatro, na participação efetiva dos funcionários de todas as áreas da Cohab e das 15 secretarias estaduais que integram o Comitê Intersetorial do Trabalho Social. Cito aqui uma frase de Clara S. Braga, que a meu ver sintetiza a nossa proposta de trabalho: “O vínculo ideal da corresponsabilidade se dá quando os indivíduos se sentem efetivamente envolvidos e compartilham responsabilidades, entendendo a sua participação como uma parte essencial no todo“. Muito obrigada!
Flávia Mota (Chefe de Gabinete da Presidência)
Acredito que essa frase demonstra bem o nosso compromisso e empenho na realização de todo nosso trabalho, não apenas na forma como atuamos para a realização do Fórum. Em resumo, acreditamos que nosso trabalho pode transformar realidades!
Jane Araújo Ventura (Equipe Social)


O Fórum reforça a nova forma de atuação da Cohab Minas, mais participativa, integrada e coerente com o proposto como sua missão: “Criar e promover soluções de interesse social em habitação”. Acredito que  contribuiu para evidenciar a importância do Trabalho Social com as famílias beneficiadas por programas habitacionais, trazendo inúmeras reflexões sobre nossas práticas enquanto profissionais envolvidos com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, proporcionada também pela conquista do lar. Sinto orgulho pela realização do evento, que teve repercussão positiva entre todos  participantes e motivação para contribuir na criação de uma metodologia do Trabalho Social que ofereça não apenas o acesso à moradia, mas oportunize, através das ações de desenvolvimento socioeconômico, mobilização e organização comunitária, gestão social da intervenção e educação ambiental, o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas das famílias.
Joully Mayrink Magalhães (Equipe Social)


O 1º Fórum teve extrema valia, pois nos possibilitou colher os frutos de um trabalho que sempre foi desempenhado com muita dedicação. Gostaria de registrar que, durante os quase 10 anos em que estou na Companhia, trabalhando e contribuindo para a efetivação do trabalho social nos diversos municípios mineiros, agora, de uma forma mais feliz e plenamente realizada, posso dizer que houve investimento e reconhecimento quanto à importância do nosso fazer profissional.
Élida Dias Ramos (Equipe Social)


Foi um grande momento de aprendizagem, reconhecimento e gratidão. Aprendi ouvindo as experiências dos colegas de todo o Estado, reconhecendo as demandas para construirmos a metodologia do fazer social nos empreendimentos sociais do nosso Estado. Gratidão pela oportunidade de fazer parte desta equipe, que juntos, cada um exercendo seu papel, demos este passo em direção à construção desta metodologia, com o objetivo de apoiar as ações que serão realizadas nos próximos empreendimentos sociais.

Margarida Joana (Equipe Social)

 

O Fórum foi um espaço extremamente importante para a construção de uma nova metodologia no que tange  às  políticas de pré e pós-morar,  envolvendo os empreendimentos habitacionais da Cohab. A Equipe Social e o Gabinete  se empenharam com afinco, compromisso e determinação nesse evento, que marca o início de um novo ciclo na Cohab e no Governo de Minas. O fórum proporcionou um momento rico, em que os mais complexos problemas foram colocados em pauta. Agentes públicos  dos municípios que abrigam empreendimentos da Companhia puderam trazer questões que fazem parte da rotina no dia a dia desses profissionais, bem como dos moradores. Apontar  diretrizes, criar e implementar uma nova metodologia de acompanhamento nos empreendimentos, buscar  interagir com os demais atores do Estado, no sentido de promover ações que visem  a qualidade de vida da população nos conjuntos, dá um novo perfil à Cohab no conceito de qualidade de vida em seus empreendimentos habitacionais.
Rogério Jerônimo da Silva (Equipe Social)


Parabéns à Equipe Social! O evento foi muito instrutivo, refletiu o empenho de todos!
Daniela Lúcia Vasconcelos (GCM)

 

A minha experiência em  participar do Fórum como profissional do Direito pôde ampliar o conceito de habitação e das ações sociais nele envolvidas. Percebi que a moradia é o ponto de partida de inclusão social do indivíduo, que a partir dessa intervenção, as outras garantias sociais ocorrerão por consequência. O grupo de Monitoramento e Avaliação do qual participei é de fundamental importância, pois em parceria com os municípios podem ser  elaborados projetos sociais de maneira a monitorar as unidades habitacionais e com isso avaliar  se a finalidade social está sendo atingida, ou se o indivíduo cadastrado para aquela unidade já faz parte de um perfil social.
O monitoramento das unidades habitacionais se faz necessário, evitando as constantes demandas judiciais de moradores irregulares nos imóveis.
Neiva Caravelli Anastácio (Procuradoria Jurídica)

 

Com os meus sinceros cumprimentos, agradeço imensamente o convite, a credibilidade e, acima de tudo, a confiança em mim depositada por ocasião de minha participação neste evento de tão ilustre importância. Na oportunidade, não poderia, jamais,  deixar de elogiar  toda a Equipe Social pelo trabalho realizado, a organização, o dinamismo, o comprometimento e, sobretudo, a vontade de realizar com eficiência, competência, conhecimento e tanto entusiasmo. Parabéns a toda Equipe Social!
Márcia Nunes Coelho Silveira (Secretária Vice-Presidência)

 

Quero manifestar a minha satisfação em ter participado do evento, ressaltando a forma organizada e amigável como decorreram os trabalhos, evidenciado na qualidade do conteúdo apresentado e o excelente relacionamento da equipe com os participantes, o que contribuiu expressivamente para o êxito do evento.
Evandro Souza (Assessoria Presidência)

 

Foi muito gratificante participar do 1° Fórum. Os temas abordados foram de suma importância para o meu aprendizado, e os grupos de trabalho, em especial o grupo de monitoramento e avaliação, do qual fiz parte. Pude observar os desafios a serem enfrentados pelo governo e também participar de alguns diálogos para a construção de novas perspectivas de aprimoramento nos mecanismos de monitoramento e avaliação utilizados atualmente pelas equipes sociais. Quero agradecer à Equipe Social da Cohab Minas, juntamente com a chefia de gabinete, que estiveram à frente da organização do evento, o qual, na minha modesta opinião, foi um sucesso.
 Wesley José Goulart (Controle Interno)

 

Gostaria de parabenizar a Cohab Minas pela iniciativa deste Fórum. Trabalho na Companhia há 27 anos e esta é a primeira vez que vejo um evento como este, o que demonstra o quanto a empresa reconhece que as prefeituras municipais são parceiros imprescindíveis para o sucesso dos empreendimentos habitacionais da Cohab Minas. Nós, que trabalhamos no interior do Estado, consideramos as prefeituras municipais referências para os escritórios regionais. Sentimos a necessidade dos municípios na busca de respostas em algumas demandas dos mutuários. E este Fórum foi importante justamente por esse motivo, por tentar construir respostas para as principais situações que são vivenciadas por nós e pelas prefeituras nos conjuntos habitacionais. Em meu nome e também da equipe do Escritório de Uberlândia, quero agradecer o convite para participar desse importante evento, que considero de grande relevância.
Moabes Mendes Medeiros (Escritório Uberlândia)

 

Aproveito o momento para externar minha satisfação de ter participado no 1° Fórum, com o compromisso de compartilhar com o restante da equipe do Escritório Regional de Itajubá. Aproveito também o momento para parabenizar todos os envolvidos no ato, que foi de uma eficiência ímpar na recepção, acolhida,  condução  e conclusão dos trabalhos. Parabéns e contem conosco!
Valdinei Rodrigues Faria (Escritório Itajubá)

 

 Agradeço à Equipe Social e em particular ao presidente Claudius Vinícius pelo engrandecimento do evento, com sua participação e apoio. Agradeço também à Flávia Mota pelo apoio irrestrito e pela disponibilidade, além da forma marcante como vem coordenando os escritórios regionais, possibilitando maior integração de todos os setores da Cohab. Ressalto que o encontro foi muito valioso e importante para o nosso trabalho do dia a dia, ampliando nossos horizontes. Parabéns a todos, em especial a toda equipe de assistentes sociais pela realização do evento!
Vânia Lúcia M. Tavares (Escritório Governador Valadares)

 

Quero aqui parabenizar a equipe Técnica Social da Cohab, que sem dúvida contribuiu e avançou na discussão do trabalho social em empreendimentos habitacionais. Foi um dia em que enriquecemos nossos conhecimentos e tivemos a oportunidade de contribuir na melhoria de vida das famílias já instaladas em suas moradias e as que esperam por uma oportunidade. Tenho a certeza de que as propostas que foram discutidas impactarão na redução de recursos com valor social agregado, garantindo, assim, a construção de mais moradias e o investimento em obras de saneamento e mobilidade urbana e propiciando a melhoria da qualidade de vida da população.
Gerson Olemberg Saraiva Dias (Escritório Montes Claros)

 

… E também na Sedru, nossa parceira no evento

O Trabalho Social é parte fundamental na construção da moradia digna e na formação de cidades. O  1º Fórum Diálogos e Desafios do Trabalho Social foi um divisor de águas diante da Política de Habitação na SEDRU. Antes do Fórum, a atividade era exigida e acompanhada, porém enxergada como contrapartida social do município. Agora, com a realização do Fórum, ficou bastante visível a coparticipação do Estado, além de divulgar sua grande relevância. A formação do Comitê Intersetorial também é considerada um marco na efetivação do trabalho social,  tornando a corresponsabilidade entre as instituições estaduais e os municípios uma realidade.
Andrea Rios (Superintendência de Habitação de Interesse Social/Subsecretaria de Políticas Urbanas)

Clique aqui e veja matéria completa sobre o Fórum

Clique aqui e visualiza a galeria de fotos do evento