Aquecedor Solar

Atenta aos desafios impostos pela evolução da sociedade na busca da auto sustentabilidade, a Cohab Minas, em parceria com a CEMIG/ANEEL, introduziu a energia solar como mais um instrumento para melhoria da qualidade de vida dos beneficiários atendidos pelo Governo de Minas nos Programas Minha Casa Minha Vida (MCMV) e Lares Geraes – Habitação Popular (PLHP).

Durante a primeira etapa do Programa  foram  instalados  1.215 equipamentos em 10 conjuntos habitacionais, distribuídos em 09 municípios. Contudo, visando a ampliação desse benefício, Cohab Minas e CEMIG, assinaram um novo convênio que prevê a instalação de 15.000 equipamentos em conjuntos construídos dentro do PLHP, sendo que até o momento cerca de 12.000 aquecedores estão instalados, distribuídos em 139 cidades.

Redução no consumo de energia elétrica e, consequentemente, economia para as famílias são os principais benefícios gerados pela instalação dos aquecedores. O uso do aquecimento solar aumenta a renda das famílias atendidas, pois é de 30% a 50%, em média, a queda do consumo mensal em KWh. Além da instalação do aquecedor são trocados o chuveiro e mais cinco lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

Funcionamento

O sistema de aquecimento solar de água adotado para instalação nas casas da Cohab Minas funciona por gravidade uma vez que sua alimentação é feita diretamente na tubulação de entrada da água da casa, dispensando a elevação da caixa d´água. O sistema é composto por um reservatório térmico de 200 litros; coletor solar; misturador de água externo e tubos e conexões associados.
 

Parceria

Desde o início da parceria, coube à CEMIG, o processo de licitação para aquisição e instalação dos equipamentos. A Cohab Minas tem a responsabilidade pela indicação das unidades habitacionais que receberão os aquecedores, respeitada a área de concessão da CEMIG Distribuidora. Além disso, cabe à Companhia de Habitação, a vistoria das casas, verificação dos requisitos técnicos para a implantação dos sistemas, fiscalização e aprovação das instalações.

Reconhecimento

A adoção pela COHAB do sistema termossolar como parte do PLHP rendeu à Cohab Minas a conquista do Selo do Mérito 2007, concedido pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano e pela Associação Brasileira de Cohabs e Órgãos Assemelhados (ABC). O prêmio distingue as principais iniciativas em Habitação de Interesse Social no país e foi recebido, em 2008.

Veja a galeria de fotos do Aquecedor Solar