A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas) entregaram, na noite de ontem, 157 títulos de propriedade a famílias dos bairros São Gonçalo, na Região Norte, e Mangueiras, no Barreiro. A medida integra o processo de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S) nas localidades.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Política Urbana, tem como objetivo garantir que os moradores possam permanecer legalmente em suas casas. Para isso, o processo passa por várias etapas: primeiro, é feito um projeto para organizar o parcelamento do solo; depois, esse projeto precisa ser aprovado e registrado em cartório. Em seguida, é realizado um cadastro socioeconômico das famílias, e, por fim, os moradores recebem o tão esperado título de propriedade.
“Com o documento em mãos, as famílias passam a ter a posse legal de seus imóveis, o que representa tranquilidade para planejar o futuro, valorização patrimonial e a possibilidade de deixar herança às próximas gerações”, destaca o presidente da Cohab Minas, Márcio Bernardino.
O programa Reurb-S foi criado para assegurar dignidade e transformar a vida de moradores em situação irregular, abrindo caminhos para mais oportunidades e fortalecendo o sentimento de pertencimento à cidade.
