Inscrição no Lares- Habitação Popular

Para candidatar-se à seleção de acesso à casa própria pelo Programa Lares- Habitação Popular, a pessoa interessada deve morar ou trabalhar em município conveniado com a COHAB. Por isso, em primeiro lugar, procure saber se a Prefeitura de seu município assinou convênio com a Cohab Minas para esse programa.

A Prefeitura é responsável por divulgar o prazo de inscrição e registrar os cadastros dos candidatos. A família interessada deve ficar atenta à divulgação sobre a abertura de inscrições.

As prefeituras conveniadas é que fazem também a seleção de candidatos, de acordo com o Conselho Municipal de Habitação ou órgão semelhante que exista no município. Por isso, procure o Conselho Municipal de Habitação de sua cidade para obter mais informações.

Para se inscrever na junto à prefeitura do município conveniado com a Cohab Minas, com a finalidade de obter financiamento, o candidato deve ainda conhecer as condições definidas em nossos programas de construção de moradias e combate ao déficit habitacional. No caso do Programa Lares-Habitação Popular, o candidato precisa ter renda de 1 (um) até 3 (três) salários mínimos, pois este é o público-alvo das ações da Cohab Minas. Caso seja selecionado pelo município, depois será preciso atender aos seguintes requisitos:

•  Morar ou trabalhar no município conveniado há 1 (um) ano ou mais;
•  Não tenha restrição cadastral no SPC, SERASA e CADMUT(cadastro nacional dos mutuários)
•  Tenha renda compatível com o valor do imóvel, no caso de financiamento;
•  Estar devidamente inscrito e cadastrado na sua prefeitura;
•  Não seja promitente comprador de imóvel residencial através do sistema financeiro de habitação em qualquer município do país ou proprietário de imóvel residencial no município em que o candidato vai concorrer a uma casa dentro do PLHP;
• Que o prazo do financiamento mais a idade do candidato não ultrapasse 80 anos e seis meses.

Os documentos necessários para inscrição são:

• CPF, Identidade e Certidão de Estado Civil atualizada do candidato;
• CPF, Identidade e Certidão de Estado Civil atualizada do (a) Esposo (a) ou o componente da renda familiar (quando houver);
• Comprovante de renda do candidato;
• Comprovante de renda do (a) Esposo (a), ou do componente de renda familiar (quando houver);
• Documento que comprove a situação do candidato e do componente da renda familiar junto ao SPC – Obtido na Câmara de dirigentes Lojistas;
• Comprovante de residência (conta de luz ou água recente);
• Comprovante de moradia em local de risco (quando for o caso), emitido pela Prefeitura Municipal ou pela Defesa Civil;
• Atestado de Portador de deficiência física (quando for o caso), emitido por um médico;
• Declaração de União Estável (quando for o caso);
• Declaração da situação de mulher arrimo de família (quando for o caso), emitida pela Prefeitura Municipal/Conselho Municipal de Habitação;

Os documentos devem ser apresentados em xérox, pois ficarão arquivados na prefeitura juntamente com a ficha de inscrição.