Governo de Minas Gerais lança portal do Projeto Minas Indígena

Com intuito de promover o “Projeto Minas Indígena”, o Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), lançou o site: www.minasindigena.mg.gov.br.

O objetivo do site é disponibilizar o acesso às informações do “Projeto Minas Indígena”, que tem como principal meta a produção de moradias indígenas, com atuação em infraestrutura e preservação ambiental local. A etapa piloto, já iniciada em 2016, contempla a etnia Xakriabá, no município de São João das Missões, Território Norte.

Para o secretário da Sedinor, Nondas Miranda, o site irá disponibilizar para a população todas as informações necessárias sobre o projeto. “Esta iniciativa permitirá maior divulgação das ações do Minas Indígena. A parceria com a Cohab neste projeto é de grande relevância para o Governo de Minas Gerais”, afirma.

Ao todo, 12 etnias serão contempladas: Aranã, Catu-awá-arachá, Kaxixó, Krenak, Maxakali, Mukuriñ, Pankararu, Pataxó, Puri, Tuxá, Xakriabá e Xukuru-Kariri.  Os projetos são peculiares e desenvolvidos para cada etnia, com tipos de construções distintas em respeito aos hábitos culturais e sociais.

Segundo o presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, este projeto está alinhado com o compromisso assumido pelo Governo de Minas Gerais nesta gestão, que é ouvir para governar. “O diálogo e o trabalho têm nos conduzido a resultados efetivos”, ressalta.

O portal conta com temas estratégicos como: execução, parceiros, imagens, mapas, projetos, cartilhas, biblioteca, vídeos e exposição.  Outro destaque é o mascote “Avati”, uma homenagem a um guerreiro da mitologia Guarani, que foi desenvolvido para ilustrar o site.