Governador inaugura conjunto
habitacional em Pirapora

O Governador Aécio Neves esteve presente
       na solenidade de inauguração em Pirapora

O governador Aécio Neves, acompanhado do presidente da COHAB, Teodoro Alves Lamounier, inaugura nesta quinta-feira (1º de junho), às 11h30min, em Pirapora, município localizado na região Norte do Estado, o conjunto habitacional Bairro Novo Horizonte. O conjunto, que tem 70 casas populares, irá beneficiar cerca de 300 pessoas no município. E é resultado do Lares Geraes – Habitação Popular, programa do governo de Minas que assegura, por meio de subsídios do Fundo Estadual de Habitação – FEH, o acesso à moradia a famílias que ganhem até três salários mínimos.

O Programa, desenvolvido e executado pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – COHAB, está construindo em 138 municípios mineiros 12.856 moradias populares. Estes números demonstram que, em apenas um ano, o atual governo está construindo 30% a mais do que foi realizado pela COHAB nos últimos 14 anos. No período de 1991 a 2002, a Companhia entregou as chaves de 9.534 moradias.

O presidente da Companhia prevê que os números do Lares Geraes serão ampliados até o final deste ano. A receita funciona, informa, combinando a gestão eficiente dos recursos do FEH com a busca de parcerias com prefeituras e organismos de outras esferas de governo, como o PSH – Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social, do Ministério das Cidades. “Poderemos chegar a 15 mil moradias até o final de 2006”, observou.

Os atuais resultados do Programa são comemorados pelas famílias beneficiadas. Jaqueline Santos Guedes Carvalho, 26 anos, casada, dois filhos, por exemplo, está aliviada por colocar um fim do pagamento de aluguel. “Eu tenho que agradecer muito a Deus. Minha vida a partir de agora vai mudar da água para o vinho. A partir de agora estarei pagando uma coisa que é minha. O aluguel é um dinheiro sem volta”, disse. Ela passará a residir a partir desta quinta-feira na rua D, Quadra 23, Lote 04, no conjunto Habitacional Bairro Primavera, em Pirapora.

Warmillon Fonseca Braga, prefeito de Pirapora, divide essa alegria com a sua comunidade. “Facilitar o acesso à casa própria aos nossos semelhantes é um grande desafio para Minas e o Brasil. Tenho a honra de compartilhar com o governador Aécio Neves e a COHAB a alegria de entregarmos casas a 70 famílias, num belo conjunto. O governo de Minas enxerga os que precisam mais”, assegurou.

INVESTIMENTOS

O investimento total das obras do conjunto Bairro Novo Horizonte foi de aproximadamente R$1.400.000,00., todo ele de responsabilidade do Governo de Minas, através do Fundo Estadual de Habitação. No caso de Pirapora foram gerados com essa iniciativa 88 empregos entre diretos e indiretos e foram injetados no comércio local mais de R$336 mil de salários e renda indireta, além da arrecadação superior a R$231 mil em tributos diretos e indiretos.

As unidades habitacionais têm 36,47 metros quadrados e foram construídas numa área de 200 metros, o que permite ao morador ampliá-las. O preço real da construção é de pouco mais de R$20 mil. Os subsídios garantidos pelo Governo de Minas permitem ao proprietário a redução deste preço em 50%, garantindo que a prestação mensal do financiamento não ultrapasse a 20% do seu salário.

A ação do Programa Lares Geraes, na região Norte do Estado, não se resume apenas a Pirapora. Com investimento total de R$27 milhões e 880 mil, ele está construindo na região 1.394 unidades habitacionais nos municípios de Bocaiúva, Brasília de Minas, Buritizeiro, Jaíba, Montes Claros, Olhos D’água, Pintópolis, São Francisco, São Romão e Várzea da Palma, que já foi inaugurado.