Governador Fernando Pimentel recebe representantes da Ocupação Carolina Maria de Jesus

Governador Fernando Pimentel recebe representantes da Ocupação Carolina Maria de Jesus
Governador Fernando Pimentel recebe representantes da ocupação Carolina de Jesus 29-06-2018- Palácio da Liberdade Foto: Manoel Marques/imprensa-MG

O governador Fernando Pimentel recebeu nesta sexta-feira (29/6), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, representantes da Ocupação Carolina Maria de Jesus. Um manifesto foi entregue em agradecimento à atuação do governador no processo que resultou no acordo extrajudicial de desocupação pacífica do prédio pertencente à Fundação Sistel de Seguridade Social, no centro da capital.

O acordo determinou a concessão de auxílio habitacional e a cessão de terrenos para as 200 famílias que hoje ocupam o local. Até que as novas moradias estejam construídas, as famílias receberão auxílio habitacional que ficará sob a gestão da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas). Para tanto, serão usados recursos do Fundo Estadual de Habitação.

A determinação do governador Fernando Pimentel teve o intuito de garantir uma saída pacífica e segura para as famílias. A solução conjunta envolveu a Prefeitura de Belo Horizonte, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, a Polícia Militar e lideranças da ocupação.

O diálogo com as ocupações é uma iniciativa inédita em Minas Gerais. A Mesa de Diálogo foi instituída por meio do Decreto n° 203, de 1º julho de 2015, com o objetivo de prevenir, mediar e solucionar os conflitos, como embates fundiários, soluções relativas ao reassentamento de famílias desalojadas nas ocupações, e conflitos socioambientais.

Também participaram do encontro o presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, e o coordenador da Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais, Fernando Tadeu David.

 

*Por Agência Minas

**Crédito da foto: Manoel Marques/Imprensa MG