Fórum de Habitação debaterá sustentabilidade do Programa Minha Casa, Minha Vida


O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social chega à sua 60ª edição este ano. O tradicional evento promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) será realizado no Hotel Nacional, em Brasília, entre os dias 15 e 17 de maio de 2013.

Estão sendo convidados dirigentes e técnicos da área de habitação e desenvolvimento urbano de estados e municípios, autoridades do Governo Federal e representantes de bancos financiadores na área de habitação de interesse social para participar no evento. Já estão confirmados representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Banco Mundial (BIRD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Esse ano serão debatidos temas como fontes de financiamento para obras e projetos de infraestrutura e habitação, sustentabilidade social do Programa Minha Casa Minha Vida e  regularização fundiária. Para a oficina de regularização fudiária, foram convidados representantes do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades e o especialista na área de regularização fundiária, arquiteto Silvio Figueiredo.

Destaques na habitação de interesse social

O prêmio Selo de Mérito é promovido pela ABC e o FNSHDU e tem como objetivo estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social e desenvolvimento urbano. 

Este ano, doze instituições, entre Companhias de Habitação, Secretarias Municipais de Habitação e Prefeituras Municipais receberão a outorga do Prêmio Selo de Mérito 2013 no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. Todas as regiões do Brasil foram contempladas na premiação, sendo que quatro instituições são do sudeste, três são do centro-oeste, três do sul, uma do norte e uma do nordeste.

Além dos projetos de Companhias e Secretarias de Habitação, a ABC e o FNSHDU prestarão homenagem, com a outorga prêmio Selo de Mérito Especial, para o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para a Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, para a Diretora do Departamento de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani e para o senador Waldemir Moka, em reconhecimento de seus trabalhos para o fortalecimento da habitação de interesse social no Brasil. 

As inscrições para o 60º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social podem ser realizadas, gratuitamente, por meio do site http://www.abc.habitacao.org.br . As vagas são limitadas.