Famílias do Vale do Jequitinhonha recebem novas casas da Cohab Minas

Os municípios de Mata Verde e Rio do Prado, no Vale do Jequitinhonha, receberam neste sábado (22) e domingo (23), 70 casas populares da Cohab Minas, construídas em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida e as prefeituras locais. As chaves dos imóveis foram entregues durante solenidade de inauguração dos conjuntos habitacionais, com a presença de representantes da Cohab Minas, autoridades locais e lideranças políticas.

Com os novos imóveis, já chegam a 6 mil casas populares entregues pela Cohab Minas em 88 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e Norte do Estado, desde 2005. O investimento total nesses empreendimentos soma R$ 153 milhões. Até o fim de 2014 serão entregues mais 3 mil casas em 81 cidades dessas regiões.

“A construção dessas casas contou com recursos do Governo de Minas, com contrapartida das prefeituras e recursos do governo federal. É o trabalho de parceria que permite a gente chegar a um momento como esse, de entrega de chaves”, afirmou o representante da Coahb Minas, José Hertz, durante a solenidade de inauguração em Rio do Prado.

Em Mata Verde, município que conta com 8 mil habitantes, foi inaugurado no sábado (22) o Conjunto Habitacional Alvorada III, com 40 casas, sendo que 30 delas serão ocupadas por mulheres que são chefes de família. O investimento no empreendimento soma R$ 1,8 milhão, sendo R$ 631 mil em recursos do Fundo Estadual de Habitação (FEH), do Governo de Minas. O restante dos recursos é do Programa Minha Casa, Minha Vida, e prefeitura. Este é o terceiro conjunto da Cohab Minas no município. Entre 2009 e 2011 foram entregues 80 casas.

No domingo (23) foram inauguradas 30 casas nos conjuntos habitacionais Germino Marciano dos Santos e Florisvaldo de Almeida Cruz, em Rio do Prado, que vão abrigar 120 pessoas. O investimento total nas casas foi de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 697 mil em recursos do Governo do Estado, R$ 390 mil do Programa Minha Casa, Minha Vida, e R$ 90 mil de contrapartida da prefeitura.

“As tarefas de Deus tardam mais não falham. Demorou mas hoje nós estamos realizando nosso sonho. Estou muito feliz”, comemora a nova mutuária da Cohab Minas, Nilza Gonçalves, umas das mulheres que receberam as chaves da casa própria em Rio do Prado.