Conceição da Aparecida assina protocolo para construção de 60 apartamentos

O Governo de Minas, através do presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques; o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, o Deputado Estadual Cássio Soares e o Prefeito de Conceição da Aparecida, Ruberval José Gonçalves, assinaram, nesta segunda-feira (29/05), em Belo Horizonte, o Protocolo de Cooperação para a construção de cerca de 60 unidades habitacionais no município.

O projeto faz parte do Programa Parcerias, executado entre a Companhia e a Prefeitura, sendo financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF). O modelo a ser implantado no município será o vertical, e cada apartamento terá uma área de 47 m², com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O condomínio ainda contará com quadra de esporte, playground, horta comunitária e área com churrasqueira e banheiro. Os apartamentos serão construídos na área institucional do Conjunto Habitacional Tancredo Neves e atenderão famílias de renda de R$1,3 mil a R$ 9 mil.

Segundo Alessandro Marques, o próximo passo é a Cohab Minas vistoriar o terreno, elaborar o projeto e submetê-lo à aprovação do Executivo Municipal.  Em seguida, os documentos serão enviados à Caixa Econômica Federal. A expectativa é que todo esse processo seja cumprido em 90 dias, para ser dada a emissão da ordem de serviço.

Ainda durante a reunião, o município também assinou o Protocolo de Parceria e aderiu ao projeto Cohab Mais Perto, que visa capacitar um servidor público municipal para fornecer informações sobre as ações que a companhia desenvolve em auxílio aos mutuários, assim como orientá-los na regularização de inadimplências, emissão de escrituras, entre outras ações. Ao assinar o Protocolo de Parceria, Ruberval Gonçalves recebeu o certificado de Prefeito Amigo da Cohab.

“A atuação da Companhia mais próxima dos municípios é fundamental para efetivar e agilizar os projetos. A determinação do governador Fernando Pimentel é colocar a estrutura da Cohab à disposição dos prefeitos e prefeitas para ajudar na viabilização da casa própria a mais famílias mineiras”, destacou o secretário de Governo, Odair Cunha.

Somente neste ano, a Companhia já atendeu 450 prefeitos mineiros interessados nas políticas de habitação do Estado. Foram vistoriadas áreas em 117 cidades e enviadas para a habilitação junto à Caixa propostas de empreendimentos para mais 1.743 unidades habitacionais, com demanda já comprovada, a serem executados em 26 municípios do Estado. Na ocasião, o prefeito também entregou ao secretário Odair Cunha um presente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, um tapete produzido pelos alunos da entidade.