Cohab Minas recebe o primeiro lugar em premiação do Banco Interamericano de Desenvolvimento

A Cohab Minas foi agraciada com o primeiro lugar na VI Edição do Prêmio Gestão de Resultados para o Desenvolvimento (GpRD), promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de reconhecer as boas práticas da gestão pública em países da América Latina e Caribe. A Companhia apresentou o projeto “Redução da Estrutura do Estado com Ampliação da Atuação na Política Habitacional” e ficou em primeiro lugar na categoria Planejamento Estratégico. Na final, a empresa concorreu com projetos apresentados pela Secretaria de Finanças do Estado de Oaxaca (Mexico) e pela Secretaria Executiva do Sistema Estatal de Seguridade Pública do Estado de Tabasco (Mexico).

O prêmio é voltado para gestores públicos que lidam com temas como orçamento e investimentos públicos, planejamento estratégico, gestão de projetos e programas, monitoramento e avaliação de políticas públicas, observatório de políticas públicas, entre outros, e que tenham implementado alguma iniciativa que desenvolva efetivamente boas práticas de gestão. Servidores de todo o estado de Minas Gerais puderam inscrever iniciativas individualmente ou por equipes que representassem seus órgãos e entidades.

Modelo habitacional sustentável

A experiência apresentada pela Cohab Minas diz respeito ao modelo de Gestão para Resultados, implantado na empresa desde 2019. O projeto desenvolvido pela Companhia teve como objetivo apresentar um modelo habitacional sustentável e eficiente, por meio de um planejamento estratégico profundo e estruturado, de forma a construir uma alternativa ao modelo atual que prescinda desta estrutura operacional pesada e com baixos níveis de eficiência, que opera com níveis de inadimplência de mais de 50% e possui problemas estruturais de irregularidades de propriedade, como é a realidade atual da Cohab. Além disso, o projeto buscou trazer inovação, por meio da implantação de um planejamento estratégico robusto, cujo objetivo era mapear e cruzar passivos e monetizar o patrimônio da Companhia, proporcionando boas práticas para o setor privado e otimizando o uso dos recursos desta empresa pública.

Dentre as estratégias do modelo habitacional sustentável apresentado, está a estruturação de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com a carteira de recebíveis dos contratos de financiamento e a estruturação de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) com a carteira de imóveis da Companhia, onde além do estado ser o dono de 100% das cotas relativas aos seus patrimônios integralizados, os rendimentos de ambos os fundos serão destinados para uma nova política habitacional em fase final de construção, que visa atender o público alvo da Cohab Minas de uma forma leve, escalável e efetiva.

COPLAC-GpRD e Seminário – O Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID organiza anualmente o Seminário Internacional da Rede de Gestão de Resultados em Governos Subnacionais da América Latina e Caribe, para o qual são convidados gestores públicos e representantes de governos de estados e municípios de toda a América Latina e do Caribe.

A atuação e a movimentação da Rede se dá por meio da Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e Caribe em Gestão para Resultados de Desenvolvimento (CoPLAC-GpRD). As oportunidades e conexões da Coplac-GpRD são via plataforma online e email, além dos encontros anuais do seminário internacional, onde representantes da rede promovem a troca de experiências por meio da exposição de estudos e das melhores práticas de gestão para resultados implementadas nos diversos governos subnacionais dos países presentes, captadas principalmente por meio do Prêmio de Gestão para Resultados e Desenvolvimento.