Cohab Minas realizará mais de 600 audiências pré-processuais durante a Semana Nacional da Conciliação

A Cohab Minas dará início, nesta segunda feira (27), à segunda fase dos mutirões de audiências pré-processuais de conciliação para negociações de débito, emissão de escrituras e regularização de propriedades dos imóveis construídos pela Companhia no município de Santa Luzia. A data de início desta segunda fase do mutirão coincide com a Semana Nacional da Conciliação do calendário judiciário- entre 27 de novembro e 1º de dezembro, sendo que a expectativa da Companhia é realizar um número superior a 600 audiências de conciliação estendendo as atividades para o sábado, dia 02 de dezembro. Para realização do trabalho, a Cohab Minas firmou um convênio com a faculdade Faminas e utilizará parte das instalações do local para realizar as audiências.

O presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques destacou as parceria firmadas com o TJMG e a faculdade Faminas e o impacto positivo da ação na vida das pessoas. “Todos sabemos que a conciliação é o melhor caminho para solução de conflitos e muitas das pessoas que serão atendidas não possuem condições de resolver os litígios de outra forma. Desta maneira, a Companhia decidiu realizar este convênio com a Faculdade Faminas que se tornará uma extensão do Tribunal de Justiça da comarca de Santa Luzia para receber nossos mutuários. Nossa expectativa é de que sejam realizados cerca de 120 atendimentos por dia”, explicou o presidente que ainda acrescentou que a intenção é estender os mutirões de audiências de conciliação para todas as comarcas do Estado.

O trabalho, que acontecerá até o dia 02 de dezembro contará com o corpo jurídico da Companhia, a juíza e Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Edna Márcia Lopes Caetano, representantes da defensoria pública e cerca de 60 alunos do curso de direito da faculdade atuarão como conciliadores.

Convênio

Em março de 2017, Cohab Minas e TJMG firmaram um convênio para possibilitar a negociação de litígios processuais e pré-processuais envolvendo o programa habitacional do governo estadual. O convênio foi colocado em ação no último mês quando de 16 de outubro a 6 de novembro, ocorreu no fórum da comarca de Santa Luzia a primeira fase dos mutirões de audiências pré-processuais. Na ocasião, foram realizadas 365 audiências que resultaram em 349 acordos.