Cohab Minas prepara nova etapa do Mutirão da Escritura em Poços de Caldas

Reunião acertou parceria para a liberação de
      escrituras dos mutuários da Cohab
  Foto: Rodolfo Santos

A Cohab Minas está somando esforços para a realização de nova etapa do Mutirão da Escritura em Poços de Caldas, Sul de Minas. Nessa quinta-feira (27), o presidente da Cohab Minas, Octacílio Machado Júnior, esteve reunido com o prefeito de Poços, Eloísio do Carmo Lourenço, para tratar sobre a parceria para a liberação de escrituras dos mutuários da Cohab.

De acordo com análise de contratos realizada pela Gerência de Financiamento da Cohab Minas, cerca de 1,3 mil mutuários estão em condições de receber a escritura, todos moradores do Conjunto Habitacional Pedro Afonso Junqueira onde, em outubro de 2009, a Cohab Minas deu inicio ao Mutirão da Escritura. Já foram entregues 240 escrituras a mutuários daquele conjunto.

Participaram da reunião na sede da Cohab Minas, na Cidade Administrativa, a subsecretária de Estado de Política Urbana, Tereza Navarro, e o diretor de Habitação da Companhia, Daniel Marinho. A realização do Mutirão em Poços de Caldas já tinha sido solicitada pelo deputado estadual Carlos Mosconi e pela própria subsecretária Teresa Navarro.

O presidente da Cohab Minas afirmou que vai buscar novas parcerias na cidade para garantir o sucesso do Mutirão. Segundo ele, ficou acertado que Tereza Navarro fará contato com a Câmara Municipal e com o Centro de Referência em Assistência Social-CRAS para que possam auxiliar a Cohab no contato com os mutuários e na logística de entrega de ofícios e coleta de assinaturas e documentos dos moradores.

O Mutirão da Escritura foi criado em 2009, pela Cohab Minas, com o objetivo de acelerar o processo de legalização de imóveis já quitados, emitindo do título de propriedade. O trabalho é feito por técnicos da Cohab em parceria com as prefeituras. Segundo os cálculos da Cohab Minas, há um potencial de entrega de 11.938 escrituras em 33 cidades. A demanda é resultado do grande número de quitações antecipadas dos financiamentos, com o benefício da Lei 10.150, de 2000, que gerou o pedido de mais de 20 mil escrituras.