Cohab Minas inaugura conjunto habitacional em Rio Doce

Exemplo de recursos públicos bem aplicados, o Conjunto Bairro Graminha, no município de Rio Doce, na Zona da Mata, foi entregue pela Cohab Minas nessa quinta-feira (20) a 23 mutuários que realizaram o sonho de receber as chaves da casa própria. O colorido dos imóveis e suas frentes gramadas, as ruas pavimentadas, passeios calçados e áreas verdes, fazem do conjunto habitacional um dos mais bonitos já entregues pela Companhia de Habitação do Estado. Para arborizar o bairro, a prefeitura plantou cerca de 500 mudas de árvores, a maior parte formada por jabuticabeiras e murtas.

O engenheiro da Cohab, Carlos Arger, representando o presidente Octacílio Machado Júnior, entregou as chaves aos mutuários, ao lado do prefeito de Rio Doce, Silvério Joaquim Aparecido, e autoridades locais. Durante a solenidade, o prefeito ressaltou a parceria na construção do empreendimento. “Tenho certeza de que cada uma dessas 23 famílias vão viver com a dignidade de ter um teto. Faço um agradecimento especial à Cohab Minas, que foi uma grande parceira. A equipe técnica foi extraordinária, sempre buscando soluções para os problemas que nós apresentávamos”, disse o prefeito.

As casas entregues em Rio Doce foram feitas com recursos do Governo do Estado, em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida, e a prefeitura, que foi responsável pela doação do terreno e a infraestrutura do conjunto. Do investimento total (R$ 1,2 milhão), R$ 630 mil foram em recursos do Fundo Estadual de Habitação (FEH), e R$ 575 mil do governo federal.

O padrão de construção das casas entregues pela Cohab Minas, mostra que casa popular pode ter um custo baixo sem abrir mão da qualidade. Os imóveis têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro, circulação e área de serviço, totalizando 40,79 m² de área com possibilidade de expansão horizontal. São casas com laje pré-moldada revestida sobre a cozinha e forro PVC nos demais cômodos; telhado cerâmico com engradamento metálico.

Na sala, quartos, cozinha e banheiro o piso é de cerâmica. A área de serviço tem piso cimentado. As paredes do banheiro, cozinha e área de serviço têm revestimento cerâmico numa altura de 1,5 metro. As casas são entregues com pintura látex na parte interna e pintura acrílica na parte externa. Todas as moradias podem ser adaptadas conforme as necessidades de cadeirantes.