Cohab Minas entrega primeiras casas em parceria com o MCMV2

A Cohab Minas inaugura, nesta sexta-feira (7), às 11h, o Conjunto Habitacional Renascer, com 40 casas, em Santa Cruz do Escalvado, na Zona da Mata. O empreendimento marca o início das entregas dos imóveis construídos em parceria com Programa Minha Casa, Minha Vida 2 (MCMV 2).  A entrega das chaves às famílias que estão realizando o sonho de adquirir a casa própria será feita durante solenidade no próprio conjunto, com a presença de autoridades do Governo do Estado, dirigentes da Cohab Minas e representantes do Ministério das Cidades, de construtoras e de agentes financeiros parceiros.

Principal executora do programa em Minas Gerais, a Cohab Minas está responsável pela construção de 7,1 mil casas em 190 municípios nesta segunda etapa do programa, que vai beneficiar 28 mil pessoas diretamente. Os municípios beneficiados têm até 50 mil habitantes, foco de atuação da companhia de habitação do Estado. A meta é concluir a entrega de todas as habitações até março de 2014.

O Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Habitação (FEH), está investindo R$ 120,7 milhões na construção das 7,1 mil casas. O governo federal, por meio do Programa Minha, Casa Vida, vinculado ao Ministério das Cidades, participará com R$ 177,5 milhões, e as prefeituras darão contrapartida de R$ 35 milhões, por meio de doação dos terrenos e obras de infraestrutura.

Estrutura

Das 40 casas entregues em Santa Cruz do Escalvado, 18 terão como titulares mães chefes de família e duas serão destinadas a idosos. Todas as moradias contam com aquecedor solar como parte integrante do projeto da casa, por meio de convênio com a Cemig.

O Conjunto Habitacional Renascer recebeu investimento de R$ 1,9 milhão, sendo R$ 764 mil do Estado, R$ 1 milhão do governo federal e R$ 144 mil em recursos da prefeitura. A administração municipal se encarregou da doação do terreno, pavimentação primária, drenagem, infraestrutura viária e redes de água, luz e esgoto, com apoio das concessionárias de serviços de energia e abastecimento, principalmente Cemig, Copanor e Copasa.

As casas entregues pela Cohab Minas, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro, circulação e área de serviço, totalizando 40,79 m² de área, com possibilidade de expansão horizontal. São casas com laje pré-moldada revestida sobre a cozinha e forro PVC nos demais cômodos; telhado cerâmico com engradamento metálico.

Na sala, quartos, cozinha e banheiro o piso é de cerâmica. A área de serviço tem piso cimentado. As paredes do banheiro, cozinha e área de serviço têm revestimento cerâmico numa altura de 1,5 metro. As casas são entregues com pintura látex na parte interna e pintura acrílica na parte externa. Todas as moradias podem ser adaptadas em termos de acessibilidade para cadeirantes.

Cohab Minas

Principal instrumento de política habitacional do Estado, a Cohab atingiu a marca de 31,8 mil casas entregues nos últimos oito anos, atuando em 386 municípios. Vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), a Companhia de Habitação trabalha com recursos do Fundo Estadual de Habitação (FEH) e em parceria com o governo federal em programas com a mesma finalidade. Foram investidos R$ 800 milhões, desde 2005, sendo R$ 567 milhões em recursos do Governo do Estado, por meio do FEH.