Cohab Minas entrega mais 60 casas a famílias do Vale do Jequitinhonha

Conjunto Klinger Otoni Silva/Jacinto-MG

Não faltou emoção para as 60 famílias do Vale do Jequitinhonha que receberam nesta sexta-feira (18), das mãos do presidente da Cohab Minas, Octacílio Machado Júnior, as chaves da casa própria. Moradores de baixa renda dos municípios de Jacinto e Salto da Divisa, a maior parte mulheres chefes de família, foram os contemplados pelo Programa Lares Geraes Habitação Popular, do Governo de Minas, em parceria com o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Três das casas entregues são adaptadas para cadeirantes. Essas unidades são construídas em lote plano, sem desnível no piso, com 40% de espaço a mais que as casas padrão, janelas mais baixas, portas mais largas e banheiro com barras, assento e pia especiais.

Foram investidos R$ 2 milhões na construção dos conjuntos habitacionais Klinger Otoni Silva, em Jacinto, e Paraíso, em Salto da Divisa. Com as novas unidades, já chega a 490 o número de famílias beneficiadas no Vale do Jequitinhonha pelo Programa Lares Geraes Habitação Popular, em parceria com o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

A aposentada Almerinda dos Santos, 62 anos, analfabeta, que vive com um salário mínimo que recebe de aposentadoria, é uma das 60 famílias beneficiadas. Orfâ desde criança, ela conta que morou de favor toda a sua vida, nas casas onde trabalhava como faxineira. “Minha mãe morreu quando eu era muito nova e meu pai sumiu pelo mundo. Me virei, criei meus três filhos sozinha. Não sei ler e aprendi a escrever meu nome com meu ex-sogro. Sempre fui sozinha, mas graças a Deus estou conseguindo realizar o sonho de ter minha casa”, conta Almerinda.

História parecida tem Ivanilde Ferreira Lima, de Jacinto, que vai morar na casa entregue pela Cohab Minas junto a mãe e a filha de 12 anos. “Desde pequena moro de favor na casa de parentes. A gente passa por muita humilhação e tem que agüentar muito desaforo ao morar de favor. Meu sonho sempre foi ter a minha casa própria. Estou muito feliz”, diz Ivanilde.

Contando com essas inaugurações em Jacinto e Salto da Divisa, a chegam a 1.385 casas entregues pela Cohab Minas este ano, beneficiando cerca de 5,5 mil pessoas de 37 municípios. A companhia de habitação do Estado alcançou, em abril último, a marca de 30 mil casas construídas e entregues por meio do Programa Lares Geraes Habitação Popular, desde 2005, quando o programa foi criado. Em pouco mais de sete anos foram investidos R$ 789,2 milhões, beneficiando 382 municípios e 120 mil pessoas (tomando a média de quatro pessoas por família).

Em Salto da Divisa, participaram da solenidade o presidente Cohab Minas, Octacílio Machado Júnior; o secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; o prefeito de Salto da Divisa, Ronaldo Athayde; e o vice-presidente do BDMG, José Santana. A comitiva se deslocou para o município de Jacinto, para junto com o prefeito Carlos Dantez, entregar as chaves naquela cidade.