Cohab Minas entrega casas para 40 famílias no município de Cajuri

A Cohab Minas entregou em Cajuri, na Zona da Mata, 40 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida II, executado em parceria entre o Governo de Minas, governo federal e a prefeitura. Entregues no Dia das Crianças, com direito a rua de lazer, com cama elástica, escorregador, algodão doce, pipoca e palhaços, as casas receberam o título de “brinquedo da cidadania”, já que passaram a alegrar a vida de aproximadamente 160 pessoas.

Maria das Graças Silva, 58, subiu ao palco para receber as chaves da casa em que vai morar com duas filhas e uma neta de sete. “Estou contente e muito. Sair do aluguel é muito bom”, comemorou Maria das Graças.

A solenidade de entrega das casas contou com as presenças do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, do chefe de Gabinete da Cohab Minas, João Lincoln de Almeida, do deputado estadual Fred Costa, da prefeita Maria do Carmo Araújo Prieto, do ex-prefeito Idelfonso Rodrigues dos Reis, vereadores e demais autoridades locais.

“Hoje estamos aqui numa solenidade singela, mas de extrema importância. Estamos entregando não só uma casa, um conjunto de alvenaria. Nós estamos aqui dando um lar, estamos reforçando a cidadania para aquelas pessoas que vão morar nessas casas, estamos dando o sentido de família, que é uma das coisas mais importantes que podemos fazer entre nós”, disse o secretário Danilo de Castro, em seu pronunciamento. Ele lembrou que ações do Governo de Minas, tanto na habitação, quanto na saúde, educação e estradas, têm servido de exemplo para outros estados.

O Residencial Cajuri II recebeu R$ 1,9 milhão em investimento, sendo R$ 760 mil em recursos do Governo de Minas. O restante foi por meio de parceria com o governo federal (R$ 1 milhão) e com a prefeitura do município (R$ 144 mil).

O chefe de Gabinete da Cohab Minas, João Lincoln, que representou o presidente Octacílio Machado Júnior, na solenidade, ressaltou a satisfação por participar de um momento de alegria para tantas famílias que agora passaram a ter uma casa própria. “Estou muito feliz de estar aqui hoje, já tive a oportunidade de comparecer a várias inaugurações, digo que este conjunto é um dos mais bonitos que nós temos. E a alegria que estou vendo aqui é comovente. Para nós da Cohab isso aqui é o fruto e o reconhecimento do nosso trabalho”, disse João Lincoln.

A prefeita de Cajuri, Maria do Carmo, ao agradecer a presença de todos, falou da importância do trabalho em parceria ente município e governos estadual e federal. “Esta é uma conquista muito grande. É resultado de um trabalho sério, em parceria. Moradia, sem dúvida, é uma das maiores conquistas que se tem na vida. Estou muito feliz por estar viabilizando isso para tantas famílias”, disse a prefeita.

Baependi

A Cohab Minas também entregou, na sexta-feira (11), 25 casas no município de Baependi, Sul de Minas. As chaves foram entregues pelo vice-presidente da Companhia, Dovik. O investimento neste empreendimento somou R$ 1,2 milhão, sendo R$ 534 mil em recursos do Fundo Estadual de Habitação (FEH), do Governo de Minas, R$ 625 mil com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, e o restante da prefeitura municipal. Este é o segundo conjunto da Cohab Minas em Baependi. Em 2011 foram entregues 30 moradias no município.