Cohab Minas encerra inaugurações de 2012 com entrega de 30 casas em Eugenópolis

Conjunto Habitacional Boa Esperança, construído
       pelo Governo de Minas, em parceria com a prefeitura
                           e o governo federal

A Cohab Minas entregou em Eugenópolis, cidade da Zona da Mata que conta com pouco mais de 10 mil habitantes, o seu último conjunto habitacional do ano, atingindo a marca de 3.145 moradias inauguradas em 2012. A solenidade de entrega das chaves e assinatura dos contratos, nessa quinta-feira (27), contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, e foi realizada no próprio Conjunto Habitacional Boa Esperança, onde estão as 30 casas.

O Governo de Minas, por meio do Programa Lares Geraes Habitação Popular (PLHP), investiu R$ 1,1 milhão no empreendimento, em parceria com a Prefeitura de Eugenópolis e o governo federal. O Conjunto Boa Esperança vai abrigar cerca de 120 pessoas, tomando a média de quatro pessoas por família. Das 30 casas entregues, 18 foram financiadas a mulheres chefes de família, que hoje já representam mais de 50% dos contratos da Cohab Minas.

“É com muita alegria que hoje estou aqui entregando essas chaves a essas famílias que realizam o sonho de ter a casa própria. É importante ressaltar o trabalho em parceria entre os poderes públicos, para que esse projeto se concretizasse”, disse o secretário Danilo de Castro durante a inauguração. Também participaram da solenidade o prefeito de Eugenópolis, Rômulo Augusto dos Reis, o representante da presidência da Cohab Minas, Henrique Carlos Cafaggi, secretários municipais e representantes políticos da região.

Parcerias

O desempenho da Cohab Minas em 2012 é resultado do esforço do Governo do Estado para garantir o acesso à moradia a um número maior de famílias mineiras de baixa renda. Para isso, a companhia intensificou parcerias com os municípios, formalizando convênios de mútua cooperação para a edificação de empreendimentos habitacionais, com recursos do Fundo Estadual de Habitação (FEH), por meio do Programa Lares Geraes Habitação Popular (PLHP).

A Cohab Minas tem marcado a sua atuação, sobretudo, nos municípios com população de até 20 mil habitantes, baseado no censo demográfico de 2010, que representam 80% do total de municípios mineiros. A cobertura até novembro de 2012 foi de 66% dos municípios mineiros.

Desde 2005, quando o Programa Lares Geraes Habitação Popular foi criado, a Cohab Minas entregou 31,7 mil unidades habitacionais em 387 municípios mineiros, em todas as regiões. Esses empreendimentos foram viabilizados por meio de parcerias com municípios, agentes do mercado imobiliário e programas do governo federal para habitação de interesse social.

Neste mesmo período, foram investidos R$ 800 milhões para a viabilização das unidades habitacionais, sendo entregues 620 conjuntos habitacionais nos diversos municípios contemplados. Desse montante, R$ 567 milhões foram repassados pelo Governo do Estado, através do FEH, o que representa 70% do investimento total despendido no período.