Cohab Minas ajuda reduzir déficit habitacional no Estado

Implantado em 2005 como principal programa habitacional do Governo de Minas, o Lares Geraes Habitação Popular – PLHP tem alcançado resultados positivos no combate ao déficit habitacional de Minas Gerais. Um estudo realizado pela Cohab Minas, empresa pública do Estado responsável pela execução do programa, mostra que desde a implantação do PLHP até agora, o déficit de moradias caiu 13,8% em municípios de até 20 mil habitantes.

Esses municípios compõem em Minas Gerais um universo de 675 cidades, dentre as quais a Companhia tem presença em 284, o que equivale a 42%. Nessa faixa a Cohab já construiu 16.850 casas, beneficiando aproximadamente 67 mil pessoas, tomando-se a média de 4 pessoas por família atendida. 

Nos municípios com população abaixo de 50 mil habitantes, que representam 92% do total de cidades mineiras, a Companhia de Habitação opera em 359, nas quais já reduziu o déficit em 7,6%. O déficit habitacional nos municípios com essa faixa populacional é de 190.392 moradias, ou seja, 46% do déficit total de Minas Gerais.

Em todas as faixas até esse limite populacional, 25.285 famílias – cerca de 101 mil pessoas – já haviam sido atendidas pelo Governo de Minas até agosto último, quando a Assessoria de Planejamento da COHAB fez o estudo. Por sua vez, as cidades com mais de 50 mil habitantes já receberam 5.703 moradias do PLHP e seus programas federais parceiros: o Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH; o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS; e o Minha Casa, Minha Vida – MCMV.

Segundo a Fundação João Pinheiro, o déficit relativo de Minas, que tem a segunda população do País, é de 474 mil e é menor que o de São Paulo – 1,5 bilhão – e também do Rio – 752 mil. Esses dois estados têm também déficit absoluto maior que o mineiro. É importante destacar que Minas é o Estado que tem o maior número de municípios do País, e, teoricamente, poderia ter mais focos de déficit urbano e rural.

Distribuição

O Programa Lares Gerais – Habitação Popular, juntamente com os programas parceiros, direcionam as ações a famílias de até 03 salários mínimos. Realizado para verificar o impacto das construções no déficit habitacional, o mesmo estudo verificou também que de 2005 até outubro de 2011 e dentre as famílias beneficiadas nos municípios onde atua, a PLHP atendeu 60% de famílias mineiras que ganham até 01 salário mínimo; 38% das famílias que recebem de 01 a 2 salários mínimos; e 2% daquelas que ganham de 02 a 03 salários.