Cohab divulga balanço das ações realizadas em 2015

A Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas) divulgou, nesta quarta-feira (20/4), no Diário Oficial do Estado, o balanço das ações realizadas ao longo do ano de 2015. De janeiro a dezembro do ano passado, foram entregues 46 conjuntos habitacionais, num total de 1.471 unidades, em 39 municípios mineiros.

“Houve grande empenho da atual gestão para possibilitar a entrega dessas casas aos mutuários. Encontramos centenas de unidades habitacionais que estavam com problemas na ligação com a rede de esgoto e energia elétrica”, afirma o presidente da Cohab Minas, Claudius Vinícius Leite Pereira. Segundo ele, na gestão anterior não foi feito um planejamento para viabilizar essa entrega no tempo devido, deixando um saldo de inúmeras pendências relativas à implantação de infraestrutura básica.

Durante o exercício de 2015, a Cohab também se dedicou ao planejamento de ações para atender às diretrizes na área de habitação popular nos próximos períodos. A medida é necessária enquanto se aguarda a destinação de recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida III, do governo federal. Em 2015, foram assinados protocolos de cooperação mútua com 322 municípios mineiros, equivalentes à construção de cerca de 30 mil unidades habitacionais para os próximos anos.

“Estamos otimistas com a fase três do programa, pois sabemos que houve um refinamento no sentido de ampliar o atendimento à população em sua demanda por moradia”, avalia Claudius Vinícius.

Municípios contemplados com habitações em 2015: Arinos, Bertópolis, Bom Jesus do Galho, Bom Repouso, Brasilândia de Minas, Brasília de Minas, Camanducaia, Catuti, Chapada Gaúcha, Corinto, Cristália, Cristina, Dionísio, Engenheiro Navarro, Ervália, Francisco Dumont, Japonvar, Joaíma, Mato Verde, Montalvânia, Monte Azul, Natalândia, Passa Quatro, Ressaquinha, Riachinho, Rio do Prado, Rio Pardo de Minas, Rio Vermelho, Santa Helena de Minas, Santana do Manhuaçu, Santo Antônio do Itambé, São Félix de Minas, São José do Divino, São Sebastião do Maranhão, Senhora dos Remédios, Sobrália, Tumiritinga, Umburatiba e Verdelândia.

Satisfação dos beneficiários

A Cohab possui um indicador de avaliação do nível de satisfação dos beneficiários com as casas entregues. A pesquisa de satisfação tem o objetivo de obter retorno dos mutuários com relação às moradias entregues. O levantamento leva em conta itens como localização do conjunto, tamanho do lote, qualidade e valor da construção.

Em dezembro de 2015, a média de satisfação dos entrevistados atingiu o patamar de 85%. Este índice poderá alcançar um nível melhor de satisfação quando forem concluídas as entregas de casas cujos projetos já estão adaptados às novas normas e exigências de padrão de construção, além das que sofreram adequações e correções.

Eficiência energética e módulos sanitários

A Cohab Minas mantém convênio com a Cemig para implantar sistema de aquecimento solar de água para habitações de interesse social. O sistema reduz o consumo de energia elétrica em até 50%. Até dezembro de 2015, foram instalados 7.673 equipamentos e o contrato atual prevê a instalação de mais 28 mil em unidades habitacionais construídas.

Outro convênio, desta vez celebrado entre a Cohab e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), tem o objetivo de viabilizar recursos para a implantação de programas de melhorias, na área de saneamento básico, em municípios carentes. Até dezembro de 2015, já tinham sido construídos 5.115 módulos sanitários em 97 municípios.

Mesa de Negociação e Diálogo

A Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais e outros Grupos Envolvidos em Conflitos Socioambientais e Fundiários foi criada em julho de 2015, sendo coordenada pela Sedru, por intermédio da Cohab. Ela tem o objetivo de promover debates com o intuito de prevenir, mediar e solucionar, de forma justa e pacífica, conflitos sociofundiários urbanos e rurais. Compete à Mesa buscar, nessa mediação, alternativas dignas de moradia, bem como o acesso à cidade e o direito ao trabalho.

Em 2015, dos 250 casos de ocupação recebidos pela Mesa de Diálogo, iniciou-se o processo de negociação com representantes de 66 ocupações. Destes, 24% já foram resolvidos, 14% saíram da Mesa por não haver possibilidade de acordo entre as partes e 62% ainda estão em processo de negociação. Foram celebrados acordos nas seguintes áreas: Nelson Mandela (BH), Ibirité, Betim e Juiz de Fora.

A Mesa também teve atuação destacada no processo de negociações com as populações atingidas pela tragédia de Mariana, ocasionada pelo rompimento da Barragem de Fundão. O Governo de Minas Gerais solicitou reuniões extraordinárias da Mesa de Diálogo na região afetada com o objetivo de ouvir as comunidades atingidas e enviar as informações coletadas à força-tarefa. Foram realizadas cinco reuniões entre novembro de 2015 a janeiro de 2016.