Casa nova para famílias realocadas por obras rodoviárias


A Cohab Minas concluiu, no final de dezembro passado, a execução do convênio firmado com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER-MG para a realocação de famílias que precisaram ser remanejadas de suas antigas moradias em função de obras rodoviárias do ProAcesso. Um total de 24 famílias foi beneficiado com 17 casas construídas e 7 adquiridas em 16 municípios de diferentes regiões: Águas Formosas, Bonito de Minas, Borda da Mata, Chiador, Consolação, Jacutinga, Malacacheta, Novo Oriente de Minas, Novorizonte, Patrocínio do Muriaé, Pavão, Pedra Bonita, Presidente Bernardes, São Félix de Minas, Senador Firmino e Teófilo Otoni – Distrito de Topázio.

O relatório dos resultados do convênio inclui nota explicativa e fotografias da situação de cada família, antes e depois da nova casa, e foi encaminhado ao Governador Antonio Anastasia pelo Secretário de Estado Bilac Pinto, da SEDRU.de Desenvolvimento Regional e Política Urbana; e entregue ao Vice-Governador Alberto Pinto. O Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro; de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; e da Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, que também receberam o relatório enviado pelo presidente Octacílio Machado, parabenizaram a Companhia e o DER-MG pelo êxito da atuação conjunta dos dois órgãos.

O convênio firmado entre a Cohab Minas e o DER-MG cumpriu cláusulas do financiamento tomado pelo Governo de Minas junto ao Banco Mundial para a implantação do ProAcesso, e que destinou recursos também para a realocação das famílias. O sucesso da parceria, implementada na COHAB pela eng. Adélia Maia e pelo assessor Magid Figueiredo Ali, juntamente com a Diretoria de Desenvolvimento e Construção, foi comemorado pelo diretor-geral do DER-MG, José Élcio Santos Monteze. Segundo ele, “o cumprimento das condicionantes do atual ProAcesso, como os reassentamentos, foi fundamental para se atingir as metas ajustadas com o Banco Mundial, e para que o Governo de Minas pudesse pleitear novos acordos de empréstimos com o Banco Mundial, como por exemplo para o Projeto Caminhos de Minas.”