ALMG homenageia Cohab, que comemora 51 anos de existência

A Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) foi homenageada na noite de terça-feira (30/8/16), pelos seus 51 anos de criação, durante uma Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O combate ao déficit habitacional e a preocupação em garantir dignidade às populações de baixa renda foram ressaltados no trabalho desenvolvido pela companhia, que já entregou, até o momento, mais de 134 mil unidades habitacionais no Estado.

Autor do requerimento para a homenagem, o deputado Durval Ângelo (PT) pontuou que, apesar da habitação ser uma garantia inscrita na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o fim do déficit habitacional no mundo está longe de se tornar uma realidade. “A ONU estima que, em 2030, 40% da população mundial, ou três bilhões de pessoas, vão precisar da construção de novas moradias. No Brasil, em 2012, o déficit habitacional superava cinco milhões de unidades. Dessas, quase 500 mil eram em Minas Gerais”, contextualizou o parlamentar.

O deputado ainda disse que, enquanto na década de 60 mais da metade da população vivia no campo, hoje, as cidades abrigam mais de 84% de uma população crescente, “engrossando as fileiras de sem-tetos”, um problema que, na sua avaliação, não se restringe mais aos grandes centros.

Ao falar que os desafios ainda são muitos, Durval Ângelo exemplificou que as ocupações se proliferam e que o déficit habitacional da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) é de quase 200 mil moradias. Apesar disso, ele mencionou a existência de novos projetos da Companhia e citou o programa Minha Casa Minha Vida , que, segundo ele, começou a reduzir o déficit habitacional.

“É nesse cenário que a Cohab chega aos seus 51 anos. A companhia mostrou que está pronta para enfrentar esses desafios e fazer muito mais. E a missão não é apenas entregar uma casa qualquer. O que nossa Cohab faz atualmente é garantir àqueles que precisam uma moradia digna, bem diferente daquelas construídas de acordo com o ultrapassado conceito de que casa popular pode ser de qualidade inferior”, disse.

O presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais, Alessandro Marques, disse que a homenagem representa uma honraria para uma empresa que sempre buscou servir o povo e fazer valer o direito humano à moradia digna a famílias de baixa renda.

“Mais do que combater o déficit habitacional, meta da nossa Cohab, o papel dela de possibilitar um convívio familiar saudável, de inibir o êxodo rural e de ter identidade com a moradia é um dos mais relevantes do poder público”, disse o presidente da Cohab, que ainda afirmou que, até o momento, a companhia já entregou 134.707 unidades habitacionais. “Só por meio do programa Minha Casa Minha Vida, foram 38 mil casas entregues em municípios distribuídos em todos os 17 territórios”, completou.

Projetos para o futuro – Marques ainda disse que a companhia tem expectativas promissoras, tendo em vista o compromisso já firmado, na modalidade Parcerias, com 37 municípios para a construção de 2.315 unidades habitacionais, que serão viabilizadas com recursos do FGTS.

Ele também mencionou um projeto habitacional específico para a população indígena, que respeitaria suas identidades sociais e culturais. Segundo ele, Minas Gerais tem 12 etnias a serem atendidas e já foi firmada uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste (Sedinor) para a implantação do projeto-piloto na reserva xacriabá, em São João das Missões. “O projeto Minas Indígena é diferenciado dos demais. Possui como principal meta a transferência de conhecimento por meio da capacitação dos nativos, que criarão moradias economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente sustentáveis. Posteriormente, pretendemos transferir a ação a outros povos tradicionais, como quilombolas e pequenas comunidades rurais”, explicou.

O deputado Cristiano Silveira (PT), que na reunião representou o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), disse que Minas Gerais está entre as unidades da Federação com maior déficit absoluto de habitações e, nesse contexto desafiador, a atuação da Cohab é motivo de orgulho.

Crédito da foto: Ricardo Barbosa/ALMG