Presidente da Cohab Minas participa de audiência na Assembleia e pede apoio a programa habitacional para a RMBH

Debater a situação dos moradores das Ocupações Maria Vitória, Maria Guerreira e Filadélfia, que foram objeto de reintegração de posse, no dia 20 de junho, em Belo Horizonte, este foi o tema de audiência pública promovida pela Assembleia de Minas na manhã desta quinta-feira (14/7). O presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, participou do evento onde representou o Governo de Minas na Mesa de trabalho promovida pela Comissão de Participação Popular da Casa.

Na ocasião, Alessandro também representou a Mesa de Diálogo e Negociação Permanente, a qual preside a convite do governador Fernando Pimentel. Após ouvir relatos das autoridades presentes e representantes das ocupações sobre a violência cometida pela Guarda Municipal de Belo Horizonte na retirada dos moradores, o presidente manifestou sua frustração com o trabalho daquela corporação e clamou a Assembleia e os órgãos presentes a apoiar o Governo de Minas no programa metropolitano de habitação de interesse social a ser lançado pela Cohab, “programa que minimizaria esse tipo de acontecimento”.

almg2Foto: Daniel Protzner / ALMG

De acordo com os representantes dos movimentos de luta pela moradia e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) presentes na audiência, “136 famílias foram despejadas de terrenos públicos da prefeitura na ocupação Jardim Filadélfia e mais 35 da ocupação Maria Vitória”. E ainda, de acordo com dados do IPEA (Censo 2007/2011), a Região Metropolitana de BH ocupa a quarta colocação do País em déficit habitacional (cerca de 147.467 residências). Com o programa a Cohab Minas dá início à uma frente que tem por objetivo trabalhar para construir casas de interesse social na Grande BH para reverter esse cenário atual.

“Nossa proposta consiste em trabalhar em âmbito metropolitano para construir grandes projetos habitacionais e tirar as famílias da situação em que se encontram. Vamos tratar a habitação como situação metropolitana. Proponho que os órgãos aqui presentes apoiem o Governo de Minas nesta empreitada para juntos envolvermos as prefeituras e câmaras municipais da Grande BH, a Caixa e o Ministério das Cidades nesse projeto de habitação de interesse social. Esta é minha proposta e essa é a proposta do governador Fernando Pimentel”, enfatizou. A audiência contou, ainda, com a presença de representantes do Ministério Público, da defensoria de Minas e dos deputados estaduais Marília Campos, Celise Laviola e Cristiano Silveira.

Em suas falas, a representante do Ministério Público, promotora Cláudia Amaral, destacou o diálogo permanente que manteve com a Mesa de Negociação para analisar e acompanhar a situação das ocupações Maria Guerreira e Maria Vitória que foram alvo das desapropriações.