“Acompanhamento Social” chega aos conjuntos Mariquinhas e Novo Aarão Reis

As famílias residentes nos conjuntos Mariquinhas e Novo Aarão Reis, vindas da Ocupação Nelson Mandela, após ação de reintegração de posse executada no dia 16 de abril último, estão sendo acompanhadas pela Equipe Social da Cohab Minas.

Desde a mudança para os conjuntos, as famílias recebem visitas semanais de membros da Equipe Social, oportunidade em que são verificadas questões pertinentes à vida familiar e comunitária.

Além das visitas semanais, a equipe deu início ao trabalho “Acompanhamento Social”, dia 27 de maio passado, no Conjunto Mariquinhas, que abriga 14 famílias, prosseguindo no dia 03 de junho, no Novo Aarão Reis, onde estão instaladas outras 4 famílias.

Serão realizados encontros mensais com o objetivo de desenvolver ações que envolvam orientação educativa em diferentes eixos: mobilização, organização e fortalecimento social; educação sanitária e ambiental; planejamento e orçamento familiar, bem como gestão do condomínio e educação patrimonial.

Segundo a assistente social Salete Oliveira, que coordena o trabalho, “além do acesso à moradia digna, deve-se buscar, junto aos moradores desses conjuntos, novos patamares de cidadania e qualidade de vida”.

Outra ação proposta pelo programa é o mapeamento e a mobilização de parcerias no entorno dos conjuntos, com o intuito de envolver lideranças, gestores, técnicos, instituições públicas e privadas nessas atividades.