A Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas) realizou, na última semana, a entrega de títulos de propriedade a famílias de quatro municípios do Vale do Jequitinhonha, encerrando uma longa espera por segurança jurídica e estabilidade. Ao todo, 162 famílias foram beneficiadas pela ação.
Em Caraí, 49 famílias receberam o documento que confirma a posse legal do imóvel. Em Araçuaí, foram 50 títulos entregues; em Virgem da Lapa, 33; e em Couto de Magalhães de Minas, 30. Para muitas dessas famílias, o momento representa o fim de uma espera de 10 anos — tempo que levou o processo de regularização fundiária em Caraí, Araçuaí e Virgem da Lapa. Já em Couto de Magalhães, os moradores aguardavam há 15 anos para finalmente se tornarem proprietários legais de suas casas.
As entregas fazem parte do Minas Reurb, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e executado pela Cohab Minas, que tem como objetivo regularizar imóveis urbanos em todo o estado. Desde a criação do programa, em 2019, mais de 9 mil títulos já foram entregues a famílias mineiras pela companhia.
Com as novas entregas no Vale do Jequitinhonha, a Cohab Minas reafirma o compromisso do Governo de Minas com a promoção da moradia digna e com o desenvolvimento social e econômico das comunidades do interior.


